O que não deve usar numa entrevista de emprego

Um dos principais factores para conseguir o emprego é conseguir transmitir uma primeira impressão positiva e, para que o consiga, é importante que esteja atento àquilo que utiliza numa entrevista de emprego.

Se, por um lado, não existe necessidade de gastar muito dinheiro a renovar o seu guarda-roupa, por outro lado é importante que se esforce um pouco relativamente à forma como se apresenta.

Saiba aqui, de acordo com o Job Search, o que não deve utilizar numa entrevista de emprego para que consiga deixar uma boa impressão:

Vestidos curtos

Ir para entrevistas de emprego com vestidos ou saias em que terá dificuldade em sentar-se não é de todo adequado.

Bainhas curtas e decotes não são de todo apropriados e um vestido de mostre “demasiado” também não é. Para além disso evite roupas demasiado brilhantes e com cores fortes – como o vermelho.

Decotes em “V”

Enquanto que utilizar um blazer é uma boa opção para quase todas as entrevistas, tenha em atenção aquilo que utiliza por baixo. Inevitavelmente, camisolas com decote em “V” mostram mais do que o aconselhado e pode-se tornar deselegante – tanto em homens como mulheres.

Muito perfume

Tenha atenção à quantidade de perfume que coloca antes da entrevista. Lembre-se que nunca sabe se o entrevistador tem algum tipo de alergia ou intolerância a cheiros mais fortes. Para além disso, não vai querer que o seu perfume seja a primeira coisa que chame a atenção em si.

Auriculares e Phones

Enquanto que não há problema que oiça música na deslocação até à entrevista, é importante que guarde os auriculares antes de entrar no edifício da empresa. Caso contrário, poderá transmitir que é uma pessoa distraída e desconcentrada.

Roupa de Verão

Para entrevistas que se realizem no Verão, pode ser complicado decidir o que vestir. No caso dos homens, pode ser complicado utilizar fatos com camisa e gravata devido ao calor.

No entanto, o calor não é uma desculpa para colocar o profissionalismo de lado e utilizar calções, chinelos e óculos de sol. Considere utilizar um pólo uma blusa mais fresca e umas sandálias ou sapatos que se adequem mais ao calor.

Roupa antiquada

Num mercado em que existem cada vez mais candidatos, todos os pormenores são importantes. Se o seu guarda-roupa está desatualizado ou se já não tem necessidade de se vestir melhor há algum tempo, é altura de investir em algumas peças mais modernas – sapatos incluídos.

Demasiada maquilhagem

Enquanto que é importante que se apresente no seu melhor, carregar-se de maquilhagem não é a melhor maneira de o fazer. Opte por um look mais natural, evite sombras demasiado escuras e batons carregados.

Gravatas temáticas

Uma entrevista de emprego não é de todo o local ideal para estrear a gravata divertida que recebeu no natal passado. Utilize algo mais tradicional com um padrão conservador ou com apenas uma cor simples – não tente ser engraçado ou definir uma posição no primeiro contacto com o recrutador.

Demasiados acessórios

Tanto os homens como as mulheres devem levar os mínimo de acessórios possível. No caso das mulheres, estas devem evitar ao máximo utilizar demasiada joalharia.

No que diz respeito aos homens, estes devem ter atenção aos botões, alfinetes de gravata, cintos, etc.

Independentemente daquilo que escolher utilizar, lembre-se de se apresentar profissional, bem-arranjado e “limpo”.