Dicas criativas para enriquecer o seu Currículo

 

Sempre que estiver à procura de uma nova oportunidade, seja por querer mudar de carreira ou por estar desempregado, o importante é manter uma atitude positiva.

Assim, para não se limitar apenas a actualizar o seu currículo e a enviar candidaturas, considere realizar as dicas que temos para si, com a ajuda do Career Advice Monster, e quem sabe tornar-se um candidato mais atractivo.

1. Aprenda uma nova língua

Mesmo que sejam apenas as palavras básicas, ter conhecimento de uma outra língua pode ser uma grande vantagem em muitos empregos. Por exemplo, cumprimentar clientes estrangeiros na sua língua materna pode deixar uma óptima primeira impressão.

Ficar fluente pode demorar algum tempo, mas só o facto de estar a aprender pode demonstrar a um recrutador que é motivado e que procura aprender coisas novas.

2. Faça um workshop de representação

Fazer uma formação de representação ou mesmo de improviso pode ajudá-lo a interagir com diferentes tipos de pessoas e pode ensiná-lo a adaptar-se melhor a diferentes situações.

Este tipo de actividades também podem ser úteis para pessoas que tenham dificuldade em falar publicamente.

3. Aprenda algo novo

Uma das formas mais fáceis de aprender coisas novas hoje em dia é através de formações online. Muitas destas formações são gratuitas e o horário é sempre flexível.

Os recrutadores procurando funcionários com conhecimentos gerais e com competências tecnológicas e com capacidade de comunicação e liderança.

4. Transforme um hobbie num negócio

Gosta de cozinhar? Artesanato? Jardinagem? Pense nos seus passatempos preferidos e decida como os pode rentabilizar. Irá desenvolver competências empreendedoras e assim poderá impressionar os recrutadores no futuro.

5. Faça voluntariado

Ser voluntário pode ajudá-lo a ganhar confiança e a reforçar o seu currículo. Pode-se voluntariar para ensinar alguma competência que domine, por exemplo, ou ajudar associações que precisem de colaboradores.

O importante é aproveitar as suas capacidades ou adquirir experiência em outras áreas.

6. Escreva

Muitos especialistas em carreiras sugerem que deve escrever sobre temas do seu interesse ou sobre temas do seu sector profissional. Pode, por exemplo, criar um Blog ou oferecer-se para escrever uma coluna no jornal local, de forma gratuita.

Escrever é uma óptima forma para se promover enquanto especialista numa determinada temática e estabelecer uma forte presença online.

7. Faça exercício

Inscreva-se no ginásio, comece a correr ou torne-se um instrutor certificado.

Numa época em que muitas pessoas têm um estilo de vida pouco saudável ou se sentem deprimidas, esta pode ser uma forma animada para o seu currículo se destacar.

8. Relacione-se

Torne-se um especialista em Networking. Não só para passar o tempo mas para adquirir diversos contactos profissionais e criar relações que sejam relevantes para a sua profissão.

9. Explore novas possibilidades

Siga de perto profissionais de áreas não relacionadas com o seu sector profissional. Para além de ser uma excelente oportunidade para conhecer melhor outras indústrias, é uma óptima forma de aprender novas competências e receber conselhos de outros profissionais.