Worried woman using laptop

A procura de emprego é um processo que pode fazer com que muitos candidatos fiquem em dúvida sobre as suas competências e qualificações, quando não obtêm respostas sobre as suas candidaturas.

A ansiedade pode tomar conta do candidato que está à espera de um e-mail do recrutador e fica sem resposta. O Work it Daily preparou três dicas que devem ser seguidas para aumentar as hipóteses de receber uma resposta.

O que fazer quando o e-mail fica sem resposta?

1. Espere uma semana útil antes de “cair em cima”

Por mais que possa parecer que passou um mês, para quem recebeu o e-mail, uma semana pode ser equivalente a um dia. A não resposta imediata não significa que já foi descartado do processo de selecção, pode apenas significar que não precisava de uma resposta imediata e a pessoa deu prioridade a coisas mais urgentes.

2. Não envie e-mails na segunda-feira

Até mesmo a pessoa mais feliz do mundo se sente mais “apática” às segundas-feiras. Podemos chamar efeito “fim de semana”, mas o facto é que isso coloca as pessoas num modo de dizer “não” mais rapidamente. Ou seja, mesmo que tenha já passado uma semana útil, não faça nada na segunda-feira!

3. Envie algo útil em vez de apenas pedir feedback

Quando for enviar um e-mail para acompanhar o processo, não envie apenas “Olá, só queria verificar se já tem feedback sobre o meu pedido…”. Isso não com que caia nas “graças” do recrutador, afinal, ele sabe que não lhe respondeu e provavelmente não se sente bem com isso, não precisando que reforce esse sentimento.

Em vez disso, pesquise algo artigo útil online que acredite que possa ser interessante e envie em conjunto com uma mensagem como: “Vi este artigo e pensei em na sua empresa– espero que goste!”. Assim, será respeitado por ter sido contido em perguntar o óbvio. Além disso, será também bem-visto por estar a oferecer algo com valor profissional.

 

Siga estas dicas para que os seus e-mails não fiquem sem resposta. Enquanto alguns ainda podem dizer “não” ou nunca responderem, a probabilidade das pessoas que não dão retorno lhe responderem aumentará por ser educado, contido e, o mais importante, estar focado em ajudá-los também.