colaboradores felizes

Gerir um escritório e manter todos satisfeitos ao mesmo tempo não é tarefa fácil. A verdade é que, por vezes, não importa o que faça, é praticamente impossível agradar a toda a gente.

A chave para evitar colaboradores desmotivados é fazer com que estes se sintam reconhecidos e apreciados. No fundo, tudo depende de uma boa comunicação.

Se os funcionários sentirem que a empresa onde trabalham investe neles, eles irão investir na organização. Para tal, existem alguns truques para criar um ambiente de trabalho bem-sucedido e acolhedor. As pessoas querem sentir que fazem mais do que apenas trabalhar para receber um ordenado.

Conheça de seguida algumas dicas para manter os seus colaboradores felizes.

Invista nos seus salários

Um salário desajustado é a principal razão para ter colaboradores insatisfeitos e que procuram outros desafios. Oferecer um salário ligeiramente superior à concorrência é benéfico para todos, com base na educação e experiência do candidato, claro.

Quando os colaboradores sentem que estão a receber aquilo que merecem, tornam-se mais produtivos e ficam mais fiéis à empresa.

Divirtam-se em conjunto

Muitas empresas têm equipas inscritas em algum desporto. Desportos de equipa são óptimos porque encorajam uma melhor relação entre colegas, para além de ser saudável – e está geralmente relacionado com uma maior produtividade.

Caso isto não seja uma hipótese, opte por organizar outro tipo de eventos ou actividades em conjunto, de tempos a tempos, e que permitam o convívio entre todos.

Melhore os locais de trabalho

As dores de costas estão comummente associadas ao trabalho em secretárias. Providencie locais de trabalho ergonómicos e confortáveis para cada pessoa. Para além disso, transforme o escritório num local agradável – conheça aqui alguns exemplos.

Permita tele-trabalho

Tem colaboradores que ficam doentes com frequência? Ou que têm filhos e precisam de ficar em casa? Permitir que trabalhem a partir de casa é uma excelente forma de aumentar a produtividade. Um estudo comprovou que colaboradores que ficam em casa com frequência estão mais satisfeitos com o seu trabalho do que aqueles que todos os dias vão ao escritório.

Para além disso, reduz o stress e a pressão. Ao invés de serem forçados a tirar um dia de férias, têm a opção de ficar em casa e tornam-se também mais confiantes e sentem-se mais valorizados e apreciados.

…e horários flexíveis

Outra tendência no mundo do trabalho é permitir a opção de, por exemplo, trabalhar uma hora extra todos os dias e depois terem uma folga extra.

A maioria dos colabores sente um desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional e permitir uma gestão de horário mais personalizada pode ajudar neste aspecto.

Ofereça incentivos e benefícios

Todos gostam de receber dinheiro extra. Uma boa motivação é encorajar os colaboradores a poupar dinheiro na empresa, por exemplo, em troca de um prémio financeiro.

Para além disso arranje formas de beneficiar os seus colaboradores pelo bom trabalho e produtividade.

 

Fonte: Work it Daily