Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovaram o que já todos nós sabíamos: a recuperação económica de Portugal tem sido construída devido aos baixos salários.

Significa que três em quatro empregos, entre o ano de 2013 e 2018, correspondem a salários abaixo dos 900 euros líquidos mensais. Para alguém que entre agora no mercado é um cenário penalizador.

Contudo, há casos que não é bem assim. Existem trabalhadores a levarem para as suas casas entre 600 e 900 euros, e existem profissões em que um recém-licenciado que se encontra em início de carreira pode alcançar remunerações no valor 50 mil euros brutos anuais, ou seja cerca de 3.571 euros mensais. São o caso dos delegados hospitalares, na indústria farmacêutica que lideram a lista das 20 profissões mais bem pagas aos jovens em Portugal.

Este dados são apresentados segundo o último Guia do Mercado Laboral, anualmente elaborado pela Hays, que identifica as profissões que melhor pagam aos colaboradores que tenham terminado a formação superior.

Na análise realizada, foram considerados os salários médios anuais brutos praticados em Lisboa e no Porto em início de carreira (até quatro anos de atividade profissional) e excluídos os cargos de direção e níveis hierárquicos superiores.

Surgiu então, uma lista de 20 profissões que valoriza as novas gerações de profissionais. Muitas destas carreiras atribuem um maior peso às competências comportamentais do que às qualificações técnicas.

Segundo os dados da Hays, na indústria farmacêutica, como o caso dos delegados de informação médica que trabalham com os hospitais, é a profissão que melhor paga no início de carreira, ou seja, 50 mil euros brutos anuais em Lisboa e 47 mil euros para o Porto. E não estamos a falar de médicos, enfermeiros ou de profissionais altamente especializados.

Pelo contrário, como explica Mário Rocha, manager (diretor) da Hays “Falamos de perfis que podem vir de áreas como a Psicologia, Gestão ou Marketing. Não é muito comum encontrarmos nestas funções perfis da área da Saúde.

São sobretudo bons comerciais, com forte capacidade negocial, muito orientados para resultados”, e acrescenta que as competências técnicas são menos determinantes do que as soft skills (comportamentais). E reforça, “Quando contratam para esta função as empresas procuram perfis com as competências comportamentais certas, sobretudo a vocação comercial. As competências técnicas, asseguradas por uma formação permanente e muito intensa são garantidas pela empresa”.

Onde um licenciado pode encontrar também uma maior valorização salarial numa fase inicial de carreira é no sector do retalho/ grande distribuição, como responsável de expansão. Não ocupam o cargo de direção, mas coordenam a ligação dos vários departamentos que têm impacto na estratégia de desenvolvimento e expansão de cadeias de grande distribuição, a nível nacional ou internacional.

Têm sólidas competências de gestão, normalmente são licenciados nesta área e que iniciam a sua carreira, podem alcançar um salário médio e 45 mil euros brutos anuais, igualmente em Lisboa e no Porto.

Com um salário médio anual igualmente de 45 mil euros para Lisboa e 42 mil euros para o Porto, e a ocupar o terceiro lugar da lista de profissões que melhor remuneram os recém-licenciados estão os gestores de produto ligados ao marketing farmacêutico, são equivalentes ao “CEO do produto” este profissional assegura a gestão eficaz e rentabilidade do mesmo.

O seu principal objetivo é envolver estrategicamente, todas as áreas relacionadas com o produto, deste a fase do desenvolvimento, à implementação, o atendimento ao cliente, o marketing e as vendas.  Também são fundamentais, a capacidade de comunicação, gestão de equipas e a orientação para resultados.

Tecnologia vale menos

Segundo a consultora, o ranking de profissões que têm os melhores salários em início de carreira agrega funções em sectores como imobiliário, logística, banca, marketing e vendas, turismo, contabilidade ou tecnologias de informação (TI).

Por exemplo, um responsável comercial no sector imobiliário pode ganhar em média 45 mil euros em Lisboa e 42 mil euros no Porto. Valores superiores aos 32.900 mil euros para um arquitecto de soluções e infraestruturas, uma profissão com o melhor salário em início de carreira, no sector das TI.

Não deixa de ser impertinente o facto desta área registar o maior défice de profissionais qualificados a nível nacional, uma vez que as empresas apostam na requalificação para responder às dificuldades de contratação.

Em comparação a 2008, os salários de início de carreira praticados neste sector, são menores para estes profissionais desta área, como é o caso dos business developers, engenheiros de pré-venda ou os gestores de contas na área de soluções e serviços.

Mário Rocha explica que esta área é “constantemente alvo de atualizações de mercado e onde há funções que se tornam rapidamente obsoletas, desvalorizando a cotação dos profissionais no mercado”. No entanto pode não ser a principal razão, “Hoje estes profissionais entram no mercado mais cedo, ainda estudantes, e as suas perspetivas remuneratórias são ajustadas a isso”.

Fazendo uma análise comparativa no mesmo período, mostra que os mais penalizados em questões salariais em início de carreira, foram os especialistas em trade marketing, pois tiveram uma redução de 35% do salário em Lisboa e 26% no Porto. Seguidos dos analistas de crédito, embora o sector da banca ter o maior número de profissões, em que um licenciado ganhe bem quando entra para este mercado.

Contudo, o especialista em recrutamento acredita que no próximo ano “é de esperar que o mercado produza atualizações salariais positivas nos patamares iniciais da carreira”. Mas ainda assim, são os profissionais com cinco a seis anos de experiência que deverão sentir o peso dos aumentos, e estes podem rondar os 15% a 20%.

 

Fonte: Expresso