Entrevista

Mãos suadas e voz tremida são alguns dos sintomas que podem sabotar uma entrevista de emprego, independentemente de estar preparado e ser qualificado.

Para contornar estas reacções naturais e ter mais confiança em momentos de ansiedade, tenha em consideração estes truques rápidos para realizar antes das entrevistas. Estes truques irão aumentar a sua confiança e ajudá-lo a ter um melhor desempenho.

Como estar mais confiante?

Antes de uma entrevista, normalmente as pessoas estão sentadas, a mexer no telemóvel ou a olhar para o vazio. Estes comportamentos não são os ideias para maximizar a sua confiança. Ao invés disso, opte por uma das seguintes actividades que o tornarão numa pessoa mais confiante antes de se encontrar com o seu potencial empregador.

Mantenha uma pose de “poder” durante dois minutos

Em vez de se encolher na sala de espera, enquanto revê as últimas notas, o ideal é encontrar um espaço mais reservado e praticar uma pose poderosa. Assim, dez minutos antes da entrevista, dirija-se à casa de banho, por exemplo, e faça movimentos corporais que o façam sentir no poder, e confiante.

Um estudo realizado demonstrou que ter movimentos confiantes diminui o cortisol – hormona associada ao stress – em cerca de 25%, e aumenta a testosterona – hormona associada ao domínio – em cerca de 19%.

Repita afirmações positivas

Estudos provam que repetir uma afirmação positiva também pode reduzir a produção de cortisol e de outras hormonas associadas ao stress, em cerca de 50%. Para além disso, acalma, diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, o que o fará sentir mais confiante e poderoso.

Assim, antes da entrevista repetia frases positivas tais como: “sou confiante em tudo o que faço” ou “o meu potencial não tem limite”. Para além disso, enquanto repete as afirmações vá respirando fundo. Aproveite para treinar, e vá dizendo frases que possa utilizar na entrevista “com certeza terei sucesso neste trabalho se me derem uma oportunidade”. Ao início poderá sentir-se um pouco “pateta”, mas estas palavras irão ajudá-lo a ter um aspecto mais positivo.

Leia coisas boas que as pessoas tenham dito sobre si

Relembrar momentos que era bem-sucedido e confiante é uma óptima maneira de recriar essa confiança imediatamente antes da entrevista. Uma forma rápida e fácil de o fazer é reunir e compilar coisas simpáticas que alguém tenha dito sobre si.

Leia antigas cartas de recomendação, referências, cartas ou apontamentos de colegas que já tenham aumentado a sua confiança no passado.

Outra opção é rever as suas maiores realizações na sua cabeça. É a melhor forma de relembrar as suas experiências anteriores e de que forma o adaptaram e prepararam para ter sucesso neste recrutamento.

 

Fonte: Work it Daily