Vamos ser francos: alguns de nós são totalmente ineficazes no que diz respeito a transmitir as nossas melhores qualidades e realizações durante a procura de emprego. E isto inclui desde partilhar informação importante até manter as nossas referências actualizadas. Mas a verdade é que a qualquer momento do processo de recrutamento o empregador por pedir as suas referências ou cartas de recomendação.
Ter esta fase planeada pode ser crucial para conseguir emprego. Então do que está à espera? Seja proactivo e consiga boas cartas de recomendação. Conheça de seguida algumas dicas, sugeridas pelo Work it Daily, para conseguir referências impressionantes.
Seleccione as pessoas de forma estratégica
Reveja bem a sua rede de contactos e apenas peça cartas de recomendação a pessoas que saiba que tenham ótimas reputações no sector e que de certeza de confiam no seu trabalho. Seleccione também pessoas que tenham trabalho directamente consigo e que, por isso mesmo, tenham credibilidade para confirmar o seu valor.
Identifique tópicos que queira referidos
Se obtiver diferentes opiniões e referências sobre diferentes áreas, o potencial empregador terá mais argumentos e uma visão mais abrangente sobre aquilo de que é capaz. Opte por pedir a alguém que fale sobre a sua personalidade e carácter e a outra para falar sobre os seus conhecimentos, por exemplo.
Mantenha as referências informadas
Vá actualizando os seus contactos sobre a fase em que está na procura de emprego. Assim, sentir-se-ão envolvidos no seu sucesso pessoal. Isto ajudará a pessoa a escrever uma carta de forma mais focada, exacta e adaptada às suas candidaturas.
Fonte: Work it Daily