Se está a recrutar conheça a técnica de Elon Musk para perceber quem mente numa entrevista, será infalível.

O processo de seleção passa normalmente por uma entrevista de emprego onde as perguntas devem ser pertinentes e as respostas cuidadas e inteligentes.

Então, este artigo do pplware que partilhamos agora é mesmo para si, recrutador.

A técnica de Elon Musk para perceber quem mente em entrevista

Elon Musk – CEO da Tesla – utiliza uma técnica científica para descobrir quem está a mentir nas entrevistas de emprego e esta resume-se a uma simples pergunta: “Conte-me sobre um problema que teve e como o conseguiu resolver”.

Primeiro que tudo, é importante que o candidato seja sincero no seu currículo e não colocar informações falsas com o objetivo de impressionar. Então, terá de conseguir provar tudo o que refere.

Mas, para Elon Musk, as verdadeiras habilidades dos entrevistados não se encontram no seu currículo. Não interessa a universidade ou o grau de escolaridade, o que realmente importa para é a sua capacidade analítica.

Então, o executivo utiliza esta pergunta como um truque para perceber se a pessoa está ou não a mentir. Assim, a pessoa deverá explicar o sucedido de forma detalhada e os detalhes fazem toda a diferença.

Quem mente, fala menos

Está provado cientificamente – num estudo publicado em dezembro de 2020 pelo Journal of Applied Research in Memory and Cognition – que as as pessoas que mentem costumam falar menos.

Então, quanto mais longo for o discurso e mais detalhes forem fornecidos, maior credibilidade terá a pessoa.

Pessoas que estejam a mentir, não fornecem muitas informações para que não sejam apanhadas na sua mentira.

Uma das técnicas para perceber que uma pessoa está a mentir nume entrevista, denomina-se Asymmetric Information Management (AIM). Este método aumenta a probabilidade de detetar mentirosos em quase 70%.

 

Assim, se se estiver a preparar para entrevistar alguém poderá ter em atenção esta técnica de Elon Musk para perceber quem mente em entrevista.