Entrevista Por que devemos contratá-lo – Saiba como responder

Quando vai a uma entrevista de emprego, o seu principal objectivo é convencer os recrutadores a contratá-lo. A procura de emprego é equivalente a um processo de vendas: o recrutador é o seu “cliente” e você é tanto o vendedor quanto o produto. E afinal, por que o devem escolher a si quando há tantos “produtos” lá fora?

Se lhe fizerem esta pergunta durante a entrevista não tenha receio. É uma excelente oportunidade para resumir o motivo pelo qual será uma excelente contratação.

O Work it daily preparou um conjunto de tópicos para ajudá-lo a responder e a conquistar o empregador. Veja a seguir:

Foque-se nos benefícios

Foque sempre a sua resposta sobre quais os benefícios que oferece à empresa: quais os problemas que pode resolver e quais as soluções que pode oferecer.

Dica: Nunca diga que é porque precisa do trabalho ou questões relacionadas às suas razões. O foco deverão ser as necessidades da empresa.

Saiba o que o recrutador procura

Faça uma pesquisa prévia sobre o que o recrutador pretende: um conjunto de habilidades, traços de personalidade, qualidades pessoais, formação, experiência ou qualquer outra coisa que fará com que se destaque. Baseie as suas respostas nessas necessidades.

Por exemplo: “Deve me contratar porque disse que precisava de alguém com A, B e C competências. Eu preencho todos os requisitos. Tenho A (dizer o que é), B (talvez dar um exemplo) e C (aprofundar). Se puder, diga como satisfaz as necessidades da empresa e ofereça um pouco mais. Isso irá ajudá-lo a destacar-se dos restantes candidatos.

Dica: muitas vezes a empresa divulga essas informações na própria oferta. Se não for o caso, procure por colaboradores com a mesma função no LinkedIn e veja suas competências e habilidades. Se não encontrar um profissional da mesma empresa, pesquise nas concorrentes. E esteja atento ao que o recrutador diz… durante a entrevista ele pode falar ou dar dicas sobre o perfil procurado.

 

Se a pergunta surgir no fim da entrevista

É normal que essa pergunta seja feita no fim da entrevista. Se for o caso, reforce o que já falou durante a entrevista ou mencione algo novo que saiba que poderá interessá-los.

 

E se for no início da entrevista?

Use a descrição da vaga e a sua pesquisa para responder. Exemplos:

  • Será que este trabalho exige longas horas? Mencione a seu ética de trabalho.
  • Será que este trabalho precisa de alguém com grande capacidade de comunicação? Dê um exemplo da sua capacidade.
  • Será que este trabalho precisa de alguém que aprenda depressa? Diga-lhes o que faz para aprender rapidamente e como aprendeu e se adaptou em situações anteriores.
  • Será que este trabalho precisa de alguém com um conhecimento específico? Mencione os seus.
  • Tem o conjunto de habilidades que eles procuram? Fale sobre isso e como tem sido bem-sucedido. Dê exemplos do que alcançou no passado.

Caso não tenha trabalhado na função anteriormente, fale de coisas semelhantes que já fez, ou qualidades que tem que vai agregar nessa nova função.