“Qual é a sua maior fraqueza?”, esta questão em entrevista pode parecer uma armadilha, mas o entrevistado apenas quer conhecê-lo melhor com ela.
O entrevistador quer ver se você é autoconsciente o suficiente para reconhecer uma falha e automotivado o suficiente para consertá-la.
O melhor é escolher fraquezas que não irão afetar o seu desempenho na função.
Por exemplo, alguém cuja maior fraqueza é a timidez pode dar-se bem atrás de um computador, mas não para a função de vendedor.
“Qual é a sua maior fraqueza?”
Se lhe perguntarem qual a sua melhor qualidade, certamente irá escolher uma que se adeque ao emprego ao qual se está a candidatar, e isso está totalmente correto.
Então, falar sobre as suas fraquezas, vai querer fazer o oposto.
Escolha uma fraqueza que, embora honesta, não seja uma parte vital da função para a qual está a ser entrevistado.
Como responder em entrevista
Descreva a sua fraqueza, de preferência com detalhes específicos e não com clichês vagos. Dê um breve exemplo de uma ocasião em que sua fraqueza afetou seu trabalho e explique o que fez para melhorar essa fraqueza.
5 exemplos de fraquezas para uma entrevista de emprego
Deixamos-lhe uma lista de algumas possíveis fraquezas nas quais se pode enquadrar:
- Falar em público: esta pode ser uma fraqueza comum a muita gente e que pode ser ultrapassada com treino;
- Chefiar: a dificuldade de delegar tarefas pode ser uma fraqueza para muitos, mas a forma como superou isso, o impacto que teve e sua abordagem atual serão o que diferenciará a sua resposta;
- Gestão de tempo: muitos profissionais lutam contra a falta de habilidade para gestão de tempo. Explique aquilo que faz para melhorar isso, mesmo sendo uma pessoa perfecionista;
- Escrita: há uma diferença entre escrever e escrever bem e muita gente luta com o último. Esta é uma fraqueza genuína que pode mencionar numa entrevista;
- Organização: falar sobre organização como uma fraqueza pode ser complicado porque não quer parecer uma pessoa desleixada e desorganizada. Então, mostre ao entrevistador que, embora possa ter o computador desorganizado (por exemplo), consegue gerir documentos, arquivos e itens importantes que usa regularmente.
Não importa a fraqueza que escolha para falar, o importante é soar genuíno e terminar as coisas com uma nota positiva.
Fonte: The Muse