Shocked young man covering his mouth

Ninguém é perfeito, todos sabemos. Mesmo que seja um “mestre” nas entrevistas, corre sempre o risco de dizer algo inconveniente.

Isso não irá necessariamente arruinar a sua candidatura, uma vez que as suas competências e experiência podem ser mais relevantes. A não ser que diga algo tão errado que o desqualifique imediatamente.

Conheça de seguida, 11 coisas que se disser na entrevista, o podem afastar automaticamente do processo de recrutamento, segundo o Business Insider:

“O que faz a vossa empresa?”

Este tipo de perguntas vão sugerir que não está suficientemente interessado no emprego ao ponto de fazer o trabalho de casa e pesquisar um pouco sobre a empresa”.

“É casado?” “Tem filhos?”

Nunca deve fazer perguntas pessoais ao entrevistador, ou algo que possa ser ofensivo.

Linguagem imprópria

Claro que, em determinadas alturas, todos nós dizemos algumas palavras menos bonitas. No entanto, é melhor ser contido durante a entrevista e evitar linguagem imprópria.

Algo ofensivo, sexista ou racista

A entrevista de emprego não é o local adequado para partilhar opiniões controversas ou arriscar fazer piadas com algo inapropriado.

“Eu quero o seu emprego”

Coloque-se na pele do entrevistador. Contrataria alguém que faria de tudo para ficar com a sua função?

“Esta empresa não era a minha primeira escolha”

Mesmo que não se imagine a ficar na mesma empresa durante muito tempo, é importante que não o expresse durante a entrevista.

Algo ameaçador

Evite frases que comecem com “é bom que eu consiga esta vaga, ou…”. Mesmo que esteja só a brincar, vai soar assustador ou agressivo.

Mentiras

Não minta. Se a mentira for demasiado óbvia, ficará imediatamente de fora. Se não for, será descoberto mais tarde ou mais cedo.

“Aceita jantar?” “Que sorriso tão lindo”

Não namorisque com o/a entrevistador/a. Ainda bem que tem confiança em si próprio, mas é uma tática que provavelmente vai correr mal.

“Esta entrevista é para que função?”

Como é que chegou tão longe no processo se nem sequer sabe para que função é a entrevista. Se estiver legitimamente confuso, tente perguntar que tipo de pessoa terá sucesso neste trabalho, e assim soará empenhado, em vez de desinteressado.

“Eu sei que não sou a pessoa mais qualificada, mas…”

Ao dizer isto, a resposta instintiva do recrutador será “ah não é? Então adeus”. Obviamente que, se está em entrevistas, os recrutadores consideram-no qualificado. Portanto, evite baixa confiança.