4 sinais de que não é a empresa certa para si

Recusar uma oferta de emprego pode ser difícil, especialmente se estiver desempregado. No entanto, só porque recebeu uma proposta, isso não significa que a empresa ou a função é adequada para si. Num mercado de procura de emprego tão competitivo, conseguir uma entrevista já é um grande feito, mas é importante que se mantenha atento desde do início do processo para entender quais os aspectos mais importantes da função.

Claro que o salário é importante, especialmente se não está a trabalhar, mas cada pessoa procura por coisas diferentes. Para uns o mais importante pode ser o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e para outros pode ser a cultura empresarial, a região, oportunidade de crescimento, etc.

Mas, como pode saber se encontrou a função perfeita para si? Ou mais importante, como pode determinar se não é a empresa certa? Veja de seguida, alguns sinais de que não é a empresa adequada para trabalhar, de acordo com o Work it Daily:

1. Entrevistadores desorganizados e sem respeito

Da mesma forma que, enquanto candidato, deve impressionar o (possível) futuro empregador, os recrutadores também têm que o impressionar a si. Se o entrevistador chega meia hora atrasado está desorientado, isso pode ser um sinal de que a cultura empresarial é semelhante e demonstra que contratar novo talento não é uma prioridade.

2. Não se identificou com o seu futuro chefe

Se, aparentemente, não se irá relacionar bem com o seu futuro empregador, a probabilidade é de que não vá gostar de desempenhar o seu trabalho. Pergunte a si próprio o que sente sobre a pessoa que irá ser o seu superior. Será que lhe darão feedback construtivo? Bons conselhos profissionais? Se sente que é alguém com quem não quer trabalhar, então será melhor pensar duas vezes antes de aceitar a proposta.

3. A empresa está instável e sem objectivos

Mesmo antes da entrevista, existem muitas formas de determinar se é empresa a empresa certa para si e se está estável no mercado. Tente verificar que alterações teve ao longo dos últimos anos e pesquise funcionários (actuais e antigos) no LinkedIn para entender o seu percurso profissional.

4. Organização do espaço de trabalho

Todos nós temos formas diferentes de trabalhar. Alguns preferem espaços abertos, onde provavelmente existe mais ruído mas permite uma maior interacção. Algumas empresas têm diversos cubículos e escritórios separados, que permitem espaços mais sossegados para trabalhar mas menos colaboração com os colegas.

Gosta de trabalhar num espaço semelhante ao da empresa a que se está a candidatar? Se não, então provavelmente perderá a motivação num curto espaço de tempo e ficará descontente no seu trabalho.