Existem alguns cargos que podem ser executados de forma isolada. Isto quer dizer que uma pessoa em qualquer cargo – desde colaboradores juniores até colaboradores experientes – têm de ter a capacidade de trabalhar em equipa de forma produtiva. Portanto, é de esperar em algumas entrevistas de emprego determinadas questões relacionadas com o seu contributo para a equipa.

Uma questão comum sobre este tópico pode ser: “Apresente alguns exemplos do seu trabalho de equipa.”.

O que o recrutador pretende saber

O recrutador irá questioná-lo sobre este tema para saber como trabalhou e interagiu com outros colaboradores no passado. Isto dará à empresa uma ideia de como você pode se dar bem com os outros colaboradores da empresa.

Saiba como responder

Utilize o Método de Resposta STAR. A questão: “Apresente alguns exemplos do seu trabalho de equipa.” é uma questão de entrevista comportamental. Os candidatos são questionados para refletirem na sua experiência anterior de modo a mostrar como se poderão comportar no novo emprego.

Quando for responder a esta questão de natureza comportamental, a sua melhor aposta está no Método STAR:

Situação: contextualize brevemente a sua experiência. É bom o recrutador ficar a conhecer um pouco a sua anterior equipa. Pode mencionar a quantidade de colaboradores formavam a sua equipa, o seu cargo em específico, etc. Apesar de não ser necessário detalhar a história até ao mais ínfimo pormenor, é útil fornecer algumas informações básicas.

Tarefa: explique os objetivos da equipa – principalmente o projeto em que estavam a trabalhar. Se houver um desafio em particular com que a sua equipa lidou com dificuldade, mas com sucesso, explique o problema.

Ação: explique os passos (incluindo os seus) tomados para alcançar os objetivos pretendidos. Talvez fossem todos muito bons a delegar tarefas específicas e a concluí-las com sucesso. Talvez todos tinham boas capacidades comunicativas e evitaram conflitos ao expressar as suas preocupações. Se mencionar um problema que a equipa ultrapassou com sucesso, explique-o de forma a demonstrar as suas capacidades eficientes na resolução de problemas dentro de um ambiente de colaboração.

Resultado: conclua o seu testemunho com os resultados obtidos pela equipa. Destaque o que foi alcançado com sucesso. Alcançou ou superou os objetivos propostos? Concluíram a tarefa antes do prazo estipulado?

Não se foque demasiado em si: embora seja natural mencionar uma ação que tomou para solucionar um problema ou ajudar a sua equipa, não se foque demasiado no seu contributo individual. Destaque a forma como a equipa trabalhou em conjunto numa perspetiva geral. Um dos seus objetivos é demonstrar a sua capacidade de trabalhar com outros colaboradores, e isso inclui partilhar o seu sucesso com a equipa.

Expresse confiança e positivismo: Tente passar uma imagem positiva durante a sua resposta, especialmente quando debater sobre os sucessos alcançados pela equipa. Da mesma forma, evite mencionar qualquer coisa que possa parecer negativa sobre a sua equipa – não culpe os outros colaboradores nem critique o seu fracasso.

Exemplos de Melhores Respostas

“Na minha função anterior, fiz parte de uma equipa de Implementação de Software’s. Trabalhámos em conjunto para planear e gerir o cronograma de implementação, proporcionar o apoio ao cliente e para assegurar uma mudança sem grande turbulência para os nossos clientes. A nossa equipa sempre concluiu todos os seus os projetos com antecedência e críticas positivas dos nossos superiores. A nossa comunicação eficaz foi o que fez de nós uma excelente equipa. Sempre expressámos as nossas preocupações de forma clara e aberta, o que ajudou a resolver qualquer problema que ia surgindo.”

Porque resulta: Esta resposta estabelece a essência do projeto, aliado às críticas positivas e o motivo pela qual a equipa trabalhou tão bem em conjunto.

“Na minha posição atual, faço parte da equipa que coordena as sessões de almoço-e-aprendizagem. Todas as semanas, reunimo-nos para uma sessão de brainstorming para decidir quem será o próximo convidado da nossa palestra. Todos trabalhamos em conjunto para garantir um grupo diversificado de oradores, com o objetivo de atrair uma grande quantidade de colaboradores internos. Como todos os integrantes da equipa provêm de diferentes áreas da empresa, todos conseguimos aprender uns com os outros e unir as diferentes vertentes para criar algo único e abrangente a todos.”

Porque resulta: Muitas vezes, os colaboradores debatem-se para trabalhar com outros colegas de diferentes departamentos. Nesta resposta, torna-se claro que o candidato pode trabalhar em conjunto, sem problemas, com profissionais de outras áreas e equipas.

O que não deve dizer

Resultados negativos: a equipa falhou devido a um conflito interior ou falhou o prazo de entrega? Estas podem ser oportunidades de aprendizagem poderosas, mas durante uma entrevista, o melhor é focar-se no positivo.

Respostas longas e sem conteúdo: pode ser fácil perder-se nos detalhes minuciosos de determinar projeto. Mas na sua resposta, tente apenas contextualizar muito brevemente o projeto e todos os resultados positivos que resultaram do trabalho de equipa.

 

Fonte: The Balance Careers