É comum numa entrevista de emprego ser questionado como poderá contribuir para a empresa. Esta é uma questão bastante utilizada, possibilitando ao recrutador fazer uma avaliação para determinar até que ponto é um bom investimento para a empresa.

Esta pergunta dá-lhe a oportunidade de explicar o que o destaca dos outros candidatos e como pode ser uma mais valia para a empresa.

O que o recrutador pretende saber

A empresa quer descobrir como poderá ajudar e o que será capaz de alcançar, caso seja contratado. Para a maioria dos cargos, à exceção de primeiros empregos, o candidato ideal é uma essência de experiência profissional e qualificações.

Quando o entrevistador lhe questiona sobre a suas contribuições, é para determinar se realmente tem as competências para exercer o cargo e a capacidade para ter sucesso no mesmo.

A melhor forma de responder a questões deste género é através de exemplos de objetivos que alcançou no passado e relacioná-los com o que pode conquistar no futuro. Este método é conhecido como o Método de Resposta STAR (adaptado do inglês “STAR Interview Response Method”).

Método de Resposta STAR

Este método permite uma forma simples do candidato se recordar como responder a questões de entrevistas: Situação (descrição); Tarefa (o que decidiu fazer); Ação/Agir (como concluiu a tarefa); e Resultado (o que se originou da situação).

Primeiro que tudo, certifique-se que investigou a empresa antes da entrevista, de modo a estar familiarizado com missão da empresa. Tente identificar as necessidades específicas da empresa, e depois responda através de exemplos que demonstrem como a sua formação, competências, conquistas e experiência fazem de si uma boa ferramenta para ajudar a empresa a cumprir essas necessidades.

Alie as suas qualificações ao cargo, para se preparar para partilhar o que tem para oferecer à empresa. Mencione também o que alcançou noutros empregos. O objetivo é impressionar o recrutador com todos os objetivos alcançados até ao momento, e o que espera conquistar se for contratado.

Exemplos de Boas Respostas

«Eu posso contribuir com a minha capacidade de simplificar processos do escritório. Por exemplo, eu desenvolvi um novo método para agendar os compromissos com os clientes, o que levou a uma redução de 85% das falhas de agendamento. Eu adoraria não só trazer este método para a empresa, mas também as minhas capacidades gerais de organização.»

Porque resulta: esta resposta funciona bem porque demonstra ao recrutador o que o candidato alcançou no cargo anterior, de forma quantificada.

«Eu posso contribuir com a minha visão única. Tenho experiência em diversas áreas relacionadas com os objetivos atuais da empresa, incluindo a expansão das vendas internacionais. Por exemplo, ajudei a melhorar as vendas internacionais da empresa onde trabalhei anteriormente em mais de 25%. O meu histórico em vendas aliado à minha capacidade de organização com antecedência irá facilitar esse crescimento.»

Porque resulta: tal como a anterior, esta resposta demonstra uma prova quantificada. Um aumento no volume de vendas é uma amostra de que tem a capacidade de contribuir para o resultado final da empresa.

«A minha experiência anterior inclui a inovação de diversas áreas, incluindo a implementação de estratégias mais eficientes. Na minha empresa anterior, desenvolvi estratégias para melhorar a o trabalho em equipa e a comunicação entre os seus membros. Eu posso trazer não só as minhas ideias do antigo cargo, mas também a minha paixão pela inovação para esta empresa.»

Porque resulta: o candidato explica como a sua experiência anterior está relacionada com o cargo e o que pode trazer para a empresa caso seja contratado. Está a demonstrar o que tem para oferecer e como usufruiu dessas capacidades no passado.

________________________________________________________

Dicas para dar a melhor resposta 

Destaque o que conquistou: forneça exemplos concretos de antigos empregos para demonstrar como contribuiu para essas empresas. Isto irá mostrar ao recrutador o tipo de trabalho que poderá fazer pela sua empresa.

Utilize dados e número: os recrutadores questionam-no sobre isto porque os mesmos pretendem quantificar o seu valor para a empresa. Para demonstrar isto, utilize números e dados concretos, como os cenários acima mostram. Por exemplo, ajudou a aumentar o volume de vendas? – em quanta percentagem; organizou uma recolha de fundos para a organização? – quanto conseguir angariar; e isto são apenas outros exemplos.

Relacione a sua resposta com os objetivos da empresa: independentemente dos exemplos que utilizar, certifique-se que os relaciona com os objetivos da empresa. O propósito é demonstrar ao recrutador que tem as capacidades necessárias para o cargo em questão.

O que não deve dizer

Não deixe o seu ego atrapalhá-lo: mesmo que queira mostrar à empresa o quanto pode contribuir para a empresa, não deve demonstrá-lo como se o seu caminho fosse o único possível para alcançar os objetivos atuais. Seja flexível e tenha em consideração o local de trabalho e o cargo na sua resposta.

Não apresente exemplos que não são relevantes para o cargo: mantenha as suas respostas focadas no emprego para o qual se está a candidatar. É importante que o exemplos que partilha sejam específicos o suficiente para mostrar ao recrutador que é um potencial candidato a ficar com a vaga.

 

Fonte: The Balance Careers