Existem questões típicas de uma entrevista de emprego, questões difíceis de responder e ainda aquelas que chegam a ser estranhas, um desafio para responder e provavelmente inesperadas na maioria das entrevistas.

Conheça algumas das perguntas mais estranhas colocadas pelos recrutadores durante uma entrevista de emprego, e saiba como lidar e responder caso se encontre numa situação semelhante.

Top 10 questões estranhas

  1. É uma pessoa de sorte? Porquê?
  2. Se estivesse numa ilha e apenas pudesse levar consigo três objetos, o que levaria?
  3. Do que é que menos gosta na humanidade?
  4. É uma pessoa honesta?
  5. Se tivesse 80 anos, o que diria aos seus netos?
  6. Como é que a internet funciona?
  7. Qual é a cor do dinheiro?
  8. Qual foi o último presente que ofereceu a alguém?
  9. Qual foi a coisa mais engraçada que lhe aconteceu recentemente?
  10. Já andou de barco?

Como responder a questões estranhas

Se lhe for colocada uma questão bizarra, não entre em pânico. Abaixo estão listados alguns conselhos que o ajudarão a lidar com este género de questões.

Pratique

A melhor forma de se preparar para qualquer questão durante uma entrevista de emprego é através da prática. Pratique a sua reposta a questões comuns com um amigo, isto ajudá-lo-á a ter mais confiança durante a entrevista. Peça para lhe fazer algumas perguntas difíceis para simular a entrevista.

Fique calmo

Se lhe for colocada uma pergunta que o surpreenda, a primeira coisa a fazer é respirar fundo. Mantenha uma postura correta e faça contacto visual com o recrutador. O seu objetivo é transmitir calma e confiança, mesmo que não se sinta assim.

Compre algum tempo

Se tiver uma branca e não conseguir responder imediatamente, não fique com receio do pior, uma vez que não há problema em fazer uma pequena pausa antes de responder. Também pode pensar um pouco mais na questão ao afirmar: “É uma pergunta interessante, deixe-me pensar um pouco.”.

Coloque questões

Muitas destas perguntas estranhas têm o objetivo de analisar o seu pensamento crítico. Na maioria dos casos não existe uma “resposta certa”. Explicar o seu ponto de vista irá demonstrar o seu processo de pensamento, mesmo que tenha dificuldades em responder. Se estiver confuso ou com dúvidas, peça para lhe explicarem melhor a questão.

Pense no emprego a que se está a candidatar

Lembre-se que as questões que lhe são colocadas são para determinar o seu potencial para exercer o cargo em questão. Quando for responder à questão, tente fazê-lo de formar a expor as suas capacidades e qualidades que o tornam num bom candidato para o cargo. Por exemplo, se o recrutador lhe perguntar a cor que melhor o representa, poderá dizer: “Azul, uma vez que é uma cor calma e eu consigo manter-me calmo em situações de pressão.”

Volte mais tarde à questão

Se a sua mente continua em branco, considere dizer algo deste género: “É uma questão interessante. Posso refletir na mesma por um momento e responder mais tarde?”. Esperemos que depois, no fim, consiga responder à questão.

Follow up

Caso não tenha conseguido responder à questão até ao fim da entrevista, inclua a resposta a essa questão no seu email de agradecimento.

 

Fonte: The Balance Careers