Não interessa o quanto tenta, se está nervoso pela entrevista de emprego, é literalmente impossível conter a sua ansiedade – os seus tiques nervosos expõem-no.

A chave para transmitir confiança quando está numa situação destas, é manter a calma e seguir em frente.

Parece fácil, não parece?

Bem…pelo menos fique a conhecer estas 11 estratégias para conseguir lidar com a ansiedade.

Pesquise a empresa a pratique questões comuns de entrevistas

«Nada elimina o stress e dá mais confiança do que uma preparação adequada para uma entrevista.»

– Amanda Augustine, ToResume Career-Advice Expert.

Primeiramente, deve pesquisar informações sobre a empresa e o processo de recrutamento da mesma e tentar saber que tipo de questões a empresa utiliza, através de websites como Glassdoor. Depois, pratique as respostas a essas questões e outras questões comuns à maioria das empresas, como «Fale-me sobre si» ou «Fale-me sobre o tempo que esteve na…». A chave é praticar as respostas, mas não as memorizar.

Venha preparado para debater por que razão é um bom investimento para a empresa, salientado as suas competências e experiências que vão ao encontro do cargo, comprovando a sua capacidade para integrar a empresa.

Prepare-se para o pior

Como dizem, a melhor defesa é o ataque, e saber atempadamente como irá lidar com uma entrevista constrangedora pode fazer a diferença entre deixar os nervos levarem o melhor de si ou conseguir dar a volta por cima e permanecer calmo e sereno.

Conheça alguns cenários de entrevistas constrangedoras:

  • Não saber responder a uma questão durante a entrevista de emprego: Se isto lhe acontecer, é aconselhado a tentar responder o melhor que pode e utilizar a sua mensagem de agradecimento para escrever uma melhor resposta;
  • Serem-lhe impostas questões que não quer responder: Pode querer ser honesto, mas também quer mostrar que é adequado para a empresa. Imaginando que lhe perguntam porque deixou/foi despedido do antigo emprego, responda com honestidade, mas sem negatividade ou queixas/lamentações. A chave é focar-se no lado positivo e no que aprendeu com o emprego anterior.

Realize um ensaio antes da entrevista

Uma semana antes da entrevista, prepare a sua deslocação e observe o local onde será a sua entrevista, de modo a ficar mais confortável quando se deslocar para a entrevista.

Se não for possível fazê-lo, pesquise no Google Maps para o ajudar a ver os melhores trajetos para o local.

Em caso de dúvidas, ou para prevenir, deixe 30 minutos de margem para não chegar atrasado à entrevista ou apanhar um imprevisto pelo caminho. Certifique-se que, se chegar pelo menos 15 minutos antes ao local da entrevista, espera no carro, ou está num café perto do local, porque chegar demasiado cedo também pode deixar o recrutador mal impressionado.

Pense bem na sua alimentação

No dia da sua entrevista é aconselhado a cortar na cafeína – caso consuma – para conter o nervosismo. Opte antes por alimentos saudáveis e naturais, como bananas, amêndoas, aveia ou sumo de romã.

Estes alimentos podem ajudar a reduzir a pressão arterial, a sua ansiedade e reduzir o seu batimento cardíaco.

Faça exercício físico

Desenvolver uma rotina pré-entrevista poderá ajudá-lo a manter a calma, a compostura e o otimismo. Esta rotina poderá incluir o exercício físico antes de uma entrevista.

«O exercício é uma excelente forma de queimar a energia nervosa para não chegar à entrevista demasiado entusiasmado.»

– Amanda Augustine, ToResume Career-Advice Expert.

Como bónus desta rotina, as endorfinas extra ajudarão a impulsionar o seu humor e um estado de espírito positivo.

Optar pela prática de yoga também o ajudará a alcançar o um estado de espírito calmo, caso prefira esta abordagem.

Pratique medicação

A meditação pode ser tão simples como fechar os seus olhos por um minuto, respirar profunda e calmamente e visualizar o seu sucesso na entrevista.

Crie uma posição de poder

Mesmo antes da sua entrevista, pode tentar entrar na casa-de-banho e fazer a sua pose de poder para inspiração e confiança.

Uma posição de poder é descrita como uma postura expansiva e aberta, onde ocupa algum espaço e posiciona os seus braços e pernas longe do seu corpo. Quando o faz, a sua mente começa a sentir-se mais confiante e poderosa – começa a assimilar a entrevista de emprego como uma oportunidade, em vez de uma ameaça.

Motive-se com um discurso

Os discursos motivadores são representados como um momento de recuperação e bastante presentes em situações onde alguém se encontra com a moral em baixo. Mas estes discursos também podem ser úteis antes de entrar para a sua entrevista. Apenas certifique-se que está sozinho enquanto discursa sozinho na casa-de-banho.

Diversas investigações provam o poder deste discurso, e sugerem utilizar o seu primeiro nome e o pronome “tu” em vez de “eu” – pois pode facilitar o modo como lida com situações stressantes.

Admita que está nervoso

Se está nervoso antes de uma entrevista, tentar disfarçá-lo pode na verdade dificultar mais a situação.

Vários estudos, principalmente um recente estudo de Harvard, mostra que assim que ativado o estado de entusiasmo, é difícil controlá-lo. Outros estudos sugerem que tentar esconder estes sentimentos de ansiedade dos recrutadores pode levar a um aumento de ansiedade e aumentar o seu batimento cardíaco.

Alguns profissionais levam estes estudos mais longe e até aconselham a admitir aos recrutadores que estão nervosos. Para algumas empresas, o estado de nervos pode demonstrar a paixão do candidato, sem prejudicar o seu desempenho na entrevista.

Caracterize o seu nervosismo por entusiasmo

Um estudo de Harvard sugere caracterizar a ansiedade como entusiasmo – em vez de tentar se acalmar – pois ansiedade e entusiasmos são dois lados da mesma moeda.

Esta abordagem pode levar a ser visto como uma pessoa competente e persuasiva, como afirmaram alguns participantes deste tipo de estudos que já discursaram em frente a uma audiência.

Pare de pensar sobre o que vai dizer a seguir

Uma grande falha cometida por imensas pessoas que tentam deixar uma boa impressão durante a entrevista é tentar desesperadamente ser interessante aos olhos do recrutador.

É aconselhado focar-se em estar interessado e não ser interessante, uma vez que facilitará o decorrer da entrevista e já não se perde nos seus pensamentos.

 

Fonte: Business Insider