Voltar ao trabalho após um afastamento de longo período pode ser algo difícil, mesmo que não pareça. Este artigo está mais direcionado para pausas relativas a licenças de maternidade ou paternidade e até mesmo por ter de tomar responsabilidade de um parente idoso. Situações que o podem afastar do seu trabalho durante anos.

Atualmente existem diversos guias cuja missão é ajudar as pessoas a conseguir lidar com situações semelhantes e como ultrapassar esta barreira com sucesso. Se está a passar por uma situação semelhante, siga estes conselhos.

Analise a sua decisão

Considere todos os ângulos da sua decisão de voltar ao trabalho. Tente perceber até que ponto pretende voltar ao seu trabalho (ou procurar um novo, em caso de demissão ou despedimento do cargo anterior). Quais são as suas responsabilidades relativas às suas crianças ou parente idoso. Que apoio possui do seu marido ou mulher, da sua família e dos seus amigos.

Reforce a sua confiança

As mães que decidem abdicar do seu trabalho para cuidar dos seus filhos são as mais propensas a perder a confiança em transmitir uma pessoa profissional. É aconselhado praticar o seu discurso com amigos e família para se sentir mais à vontade e preparada para as conversas de trabalho.

Avalie as suas opções de carreira

Quanto maior o tempo que esteve afastado do seu trabalho, mais importante se torna perceber os seus interesses e capacidades. Com o tempo, é normal que estes mudem.

Atualize as suas competências

Volte a abrir os seus livros sobre o seu setor. Considere até mesmo frequentar um curso ou certificar-se em determinada área.

Crie contactos com mais entusiasmo

A mensagem crucial a transmitir é que está a preparar-se para voltar ao terreno. O seu entusiamo sobre o seu retorno irá destacá-lo pela positiva.

Apoie-se na sua família

Partilhe as suas ambições com a sua família, até mesmo com os seus filhos. Diga atempadamente que irá regressar ao trabalho e que em nada significa que está a rejeitá-los nem que vai deixar de estar com eles.

Se não adora o seu trabalho, procure um novo

Se o trabalho que estava a exercer antes de fazer uma pausa não o fazia feliz, comece a procurar um novo trabalho.

 

Fonte: Forbes