Mesmo nas melhores circunstâncias, as entrevistas de emprego podem ser momentos de stress. Mas nas entrevistas em grupo, em que existem diversos potenciais candidatos, a tensão tem tendência a aumentar.
Em alguns casos as empresas gostam de reunir todos os candidatos em que têm interesse por dois motivos: poupar tempo e aumentar a eficiência ou avaliar como se comporta em grupo.
Trabalhe em equipa
É uma forma eficaz de verificar como trabalhar com os outros candidatos e também para avaliar como destaca no grupo.
As entrevistas em grupo podem ser formais, com diversas questões pré-definidas, ou pode ser uma simples conversa entre os candidatos e os recrutadores. Em alguns casos, pode ser uma mistura das duas situações.
Antes de qualquer entrevista deve pesquisar a empresa e o anúncio e refletir sobre como a sua experiência pode beneficiar o recrutador. Contudo, uma entrevista em grupo requer algumas competências mais específicas para que possa impressionar.
Competências fundamentais:
Esteja preparado: se conseguir saber, com antecedência, quem irá estar presente, faça o trabalho de casa. Pesquise os nomes e as funções dos entrevistadores e assim será mais fácil perceber como se deve comportar e que tipo de entrevista será.
Estabeleça relações: dirija-se aos recrutadores pelo nome e faça contacto visual quando falar com eles. Tente compreender quais as preocupações dos recrutadores e que tipo de candidato estão à procura.
Não se foque em alguém específico: pode ser perigoso, numa entrevista em grupo, assumir que opiniões são mais importantes para o recrutamento. O seu objectivo deve ser agradar a toda a gente.
Seja diplomático: se os entrevistadores lhe apresentarem um conflito e quiserem saber como o resolveria, mostre que se interessa por todos os pontos de vista e pelas diferentes perspectivas.
Não esteja demasiado relaxado: se a entrevista for mais informal, não deixe que esse ambiente o distraia de causar uma boa impressão.
Fonte: Career Advice Monster