As entrevistas de emprego requerem uma dedicação extra por parte do técnico de recursos humanos antes da conversa com um candidato. Existem algumas informações importantes que precisa de reter sobre o candidato, como por exemplo as suas competências, ou personalidade.

Se se encontra em fase de recrutamento, queremos ajudá-lo nesse processo de forma a facilitar o seu trabalho. Assim, elaborámos uma checklist pré-entrevista que pode preencher à medida que a mesma for decorrendo e, desta forma, selecionar o candidato ideal para ocupar a função.

Checklist para Entrevista com Candidatos

  1. Analisar os requisitos técnicos exigidos pela oferta e o perfil do candidato que irá ocupar a função.
  2. Definir as competências técnicas e comportamentais avaliadas na entrevista.
  3. Definir os pesos para cada competência, de acordo com a relevância do dia-a-dia do profissional.
  4. Escrever as perguntas para a avaliação de cada competência.
  5. Incluir as competências e o respetivo peso na folha de Excel da entrevista (ver imagem abaixo).
  6. Realizar uma reunião com o gestor da oferta para definir as competências e perguntas.
  7. Fazer os ajustes solicitados pelo gestor após a reunião do alinhamento da entrevista.
  8. Definir se a entrevista será presencial ou virtual (através do Skype, por exemplo).
  9. Enviar um e-mail para os candidatos, a convidá-los para a entrevista e a explicar como será esta fase do processo.
  10. Separar/preparar os materiais que serão utilizados na entrevista. (Ex: currículo do candidato, folha do Excel, folha de perguntas, etc).

 

Fonte: Kenoby