carreira

Existem vários motivos para definir novos objetivos profissionais. Pode estar insatisfeito com o seu atual trabalho, pode percepcionar um futuro brilhante na sua atual carreira ou pode simplesmente pertencer àquele grupo de pessoas que estão num emprego e numa carreira à qual não se propuseram.

Se pretende uma mudança na sua carreira profissional ou criar um plano para elevar a sua carreira, então uma boa estratégia é traçar algumas metas e objetivos. Por isso, veja estes cinco passos para o ajudar a definir e alcançar os seus objetivos.

Pense nos seus valores e paixões

Quais são os seus interesses? Qual a sua maior paixão? O que o faria “saltar” da cama todos os dias? Estas são algumas perguntas que deve fazer e refletir sobre o que é mais importante para si.

Não importa qual a fase em que se encontra na sua carreira profissional, o que importa é tirar algum tempo para analisar onde está e para onde quer ir com base nos seus valores e suas paixões.

Faça uma análise global

Tenha uma visão global das diferentes variáveis que afetam a sua carreira. Pense no mercado laboral da sua área profissional assim como nas formações necessárias.

Existe uma nova tecnologia? Seria benéfico ter uma formação especializada? Há lições que pode aprender no local de trabalho, ou seria melhor um curso complementar? Por exemplo, imagine que é um jornalista com 20 anos de carreira que se concentrou na imprensa tradicional ou então explorou os blogs e as redes sociais de forma a identificar novas oportunidades.

Coloque a hipótese de procurar um profissional ou um mentor que esteve numa situação semelhante, e que possa partilhar a sua experiência e a sua perspetiva consigo. A definição de metas e objetivos é um processo avançado e já que não prevê o futuro pelo menos irá o manter preparado.

Determine as pequenas coisas

Após esta análise global, existe a hipótese de ter uma lista de tarefas para colocar em prática na sua carreira profissional. Deste formações, passando pela educação até à experiência, estes podem ser fatores de que necessita ou que deseja realizar.

Tente aproveitar algum tempo para descobrir o que lhe faz sentido. Por exemplo, fale com o seu chefe sobre a sua exposição como sobre outros aspetos ou funções do seu negócio. A empresa para a qual trabalha pode ter a capacidade de fornecer a experiência que precisa ou talvez queira procurar algo para a aprofundar os seus conhecimentos.

No entanto, se a empresa não puder proporciona-lhe isso, quem sabe se com um movimento se proporcione uma função, cargo ou uma empresa diferente.

Tome uma atitude

Uma vez que já determinou os passos iniciais para os seus objetivos de carreira, então chegou o momento de fazer progressos tangíveis. Inicie por fazer contactos na sua rede social profissional, fale com o seu chefe, e envie o currículo para funções que estejam de acordo com os objetivos.

Alguns poderão ser fáceis, outros não, alguns irão exigir tempo, acompanhamento e também alguma persistência sua.

Aprenda e ajuste-se

Aprenda e prepare-se para ser resiliente, pois pode significar a adaptação da sua abordagem ou a modificação de alguns objetivos. Quanto mais aprende, mais informado se torna sobre onde quer estar. À medida que vai percorrendo o seu caminho, é bom rever e modificar os seus objetivos, porque são os seus objetivos.

 

Fonte: Work it Daily