A United Airlines está eliminar os prémios de desempenho trimestral dos seus colaboradores, substituindo-os por algo pouco convencional: uma espécie de lotaria com vários tipos de prémios, como dinheiro, carros e férias.

De acordo com o Chicago Business Journal, este novo programa foi anunciado pelo presidente Scott Kirby em comunicado.

“À medida que queremos melhorar, demos um passo atrás e decidimos substituir o prémio operacional trimestral e os programas de atendimentos perfeitos por um programa emocionante de recompensas com o nome “Recompensa de Pontuação Core4”.

Um porta-voz da United mencionou ao CBJ que o novo programa de prémios tem como objetivo “criar emoção e uma sensação de realização”.

O Chicago Business Journal avança ainda que a emoção não foi a primeira resposta dos colaboradores. Fontes próximas afirmaram que o comunicado foi recebido como uma “tempestade de fogo” entre os funcionários.

O que não é surpreendente. É difícil conceber a ideia de ver os seus incentivos divididos através de uma distribuição aleatória. Um colaborador pode receber cerca de 100.000 dólares a cada trimestre, devido a um sorteio, onde os não vencedores, não receberão prémios que estariam à partida “garantidos” no anterior modelo.

O que deve criar mais ressentimentos do que propriamente entusiamos.

O programa do prémio está vinculado ao “Core4” da United. Quem começou com esta iniciativa foi a Kirby, que pretendia encorajar os colaboradores a atender as necessidades dos clientes, afastando-se assim de políticas rígidas e de julgamentos pessoais.

Outro porta-voz da United revelou ao Inc. que estão a oferecer novos incentivos para além dos sorteios.  O novo programa não iria afetar o projeto de participação dos lucros da companhia aérea.

 

Fonte: Fortune