carta de aceitação

É sempre uma boa ideia aceitar uma oferta de emprego através de uma carta. Uma carta de aceitação da vaga permite que demonstre o seu profissionalismo e que tenha a certeza de que não há confusão sobre os termos precisos da oferta, como o tempo de férias ou benefícios, além de ser uma oportunidade para expressar a sua gratidão por ter sido escolhido para o cargo, bem como o seu entusiasmo por assumir essa nova função.

Com a ajuda do The Balance, apresentamos algumas dicas sobre o que escrever na carta de aceitação de oferta de emprego. Utilize as dicas e exemplos como orientação para escrever a sua própria carta e certifique-se que adapta os detalhes à oferta que recebeu.

O que incluir numa carta de aceitação da oferta de emprego

A sua carta pode ser breve, mas deverá conter:

  • Agradecimento e apreço pela oportunidade
  • Aceitação escrita da oferta de emprego
  • Os termos e condições de emprego (salário, benefícios, cargo, etc.)
  • Data de início do emprego

A carta pode ser enviada por e-mail ou pelo correio. Se optar pelo envio de uma cópia impressa, formate a carta como faria com qualquer carta comercial. Inclua suas informações de contacto e número de telefone, mesmo que já esteja em contacto com o empregador.

Ao enviar uma carta por e-mail, coloque o seu nome no assunto do e-mail (Nome – aceitação de oferta de emprego). Isso ajuda a garantir que o seu e-mail seja aberto e lido.

Independente da forma que escolher, lembre-se de endereçar a carta à pessoa que lhe ofereceu o cargo.

Dicas sobre como escrever uma carta de aceitação da oferta de emprego

Seja breve. Por mais que queira incluir todas as informações importantes, não significa que a sua carta deva ser longa. O recrutador está ocupado, então uma carta concisa que inclua todas as informações necessárias é suficiente.

Expresse a sua gratidão. De forma breve, demonstre o quanto está grato pela oportunidade. Poderá mencionar o motivo pelo qual está animado para trabalhar na empresa, como o seu desejo de contribuir com a equipa de vendas, por exemplo, ou a sua paixão pela função que terá.

Edite, edite, edite. Antes de enviar a sua carta, lembre-se de revê-la (pode pedir ajuda para alguém), afinal não quer criar nenhum motivo de última hora para que o empregador mude de ideias por desleixo ou falta de profissionalismo.