conseguir emprego

Está à procura de trabalho, envia inúmeros currículos e não é chamado para uma entrevista de emprego ou não avança no processo de selecção? É normal questionar as razões pelas quais os recrutadores não o consideram para a função e de não estar a conseguir emprego.

Embora o primeiro conselho seja pedir um feedback ao recrutador para saber o que fez errado, antes disso faça um pouco de auto-análise. Apresentamos a seguir 7 razões surpreendentes para não receber nenhum contacto:

1. Não fez acompanhamento depois da entrevista

É importante acompanhar cada etapa do processo de recrutamento. Uma sugestão de prazos para acompanhar a sua candidatura/carta de apresentação é durante uma semana e, posteriormente, uma vez a cada sete dias durante algumas semanas.

Pode enviar um e-mail ao recrutador, fazer um telefonema ou até mesmo escrever uma pequena nota de agradecimento e enviá-la por correio. Um acompanhamento pode fazer a diferença entre avançar para a entrevista ou ser deixado na pilha de candidatos.

2. Não demonstrou as suas forças

Os recrutadores sabem se está ou não interessado na posição que está aberta e, para chegar a essa conclusão, eles irão fazer perguntas pertinentes para o cargo.

Precisa estar preparado para responder quais são os seus objectivos a curto e longo prazo, como poderá ajudar a empresa com base nas suas experiências anteriores e como seu histórico profissional o ajudou para a posição a que se candidata.

Também é preciso que identifique quaisquer fraquezas ou áreas de inexperiência que possua e diga ao recrutador (se questionado) por que motivo não precisam se preocupar com isso.

3. A posição foi preenchida por indicação

Muitas vagas são preenchidas internamente ou por indicação de outros funcionários da empresa e esse pode ser uma das razões para não conseguir emprego.

4. Não parece apaixonado ou interessado o suficiente

Fez perguntas sobre a organização? Pesquisou e identificou como poderá ser útil para a empresa? Embora a procura de emprego possa ser um processo longo (e muitas vezes frustrante), deve transmitir o seu interesse pela organização e cargo para parecer o candidato ideal.

5. Não ouviu/deu retorno

É necessário estar totalmente focado em todos os aspectos da sua candidatura e procura de emprego. Os recrutadores descartam candidatos que não respondem em tempo hábil, não atendem telefonemas ou, durante as entrevistas, não respondem ao que foi perguntado.

6. Não partilhou os seus feitos

Quando os recrutadores perguntam sobre situações específicas nas quais cometeu erros ou teve sucessos, precisa ter algumas histórias interessantes prontas para serem contadas. Antes de uma entrevista, pense sobre essas situações e prepare-se para falar sobre elas.

7. Não pareceu natural

Sorrir, relaxar, respirar. São acções simples, mas que muitas pessoas não conseguem fazer durante uma entrevista. O recrutador quer conhecer o seu verdadeiro eu! Então, de forma profissional, não tenha medo de agir de forma natural e confiante de que vai conseguir emprego.

 

FonteWork it Daily