Esgotamento no trabalho 7 sinais que deve estar atento e como se sentir melhor

Um desgaste mental, definido como os efeitos psicológicos de stress no trabalho, acontece de forma tão subtil que muita gente confunde os sintomas com outras causas, como uma constipação por exemplo.

É provável que acredite que caso esteja a atingir um esgotamento no trabalho se irá aperceber a tempo, mas normalmente isso não acontece.

Apresentamos-lhe sete sinais de que se encontra, de acordo com o The Muse, numa fase séria de desgaste mental e como se pode sentir melhor.

1. Está demasiado cínico

Sente-se mais sarcástico do que o normal? Está a ser irónico com alguns colegas que sempre o trataram bem? Pare para reflectir se está a passar por algo que o esteja a tornar mais cínico. Esta mudança pode representar um mecanismo de defesa para esconder um esgotamento.

2. Sente vontade de desaparecer

Passa o dia a imaginar deixar tudo para trás e comprar um bilhete só de ida para longe? Esta fantasia pode ser o sintoma de um desgaste mental. Evitar os colegas e o seu dia-a-dia representa outro mecanismo de defesa para se tentar distanciar do seu trabalho e daquilo que o rodeia.

Normalmente sente-se desta forma por colocar demasiada pressão em si para atingir o sucesso mais rapidamente.

3. Está com dificuldade em realizar tarefas simples

Tem andado mais descuidado? Tem-se esquecido de aniversários que normalmente não se esqueceria? Uma repentina falta de atenção aos detalhes é um aviso de esgotamento no trabalho.

Quando começa a ter dificuldade em lembrar-se de pequenas coisas ou a manter-se concentrado em tarefas simples é altura de parar para se recompor e evitar situações de stress.

4. Sente-se sempre cansado

Prefere passar o dia na cama do que se levantar para fazer alguma coisa? Esse cansaço constante pode ser mais um sinal de desgaste mental, principalmente se depois de umas boas horas de descanso, continuar a sentir-se exausto.

5. Está sempre descontente

Está sem paciência no trabalho? Está constantemente a reclamar do seu chefe e dos seus colegas? Claro que as suas queixas podem ter fundamento, mas estes sentimentos negativos também podem significar um esgotamento no trabalho.

O seu desespero por trabalhar arduamente para alcançar o sucesso pode levá-lo a questionar os seus métodos profissionais sem razão aparente, e a gerar mais frustração.

6. Começa a duvidar de si

Se trabalhou constantemente para conquistar o seu lugar, por que razão tem questionado tudo aquilo que faz?

Este sentimento distorcido de que não tem mérito naquilo que faz é mais um clássico sintoma de que algo não está bem. Afecta na sua maioria pessoas que trabalham no duro e surge quando não cumprem as suas expectativas, que geralmente são elevadas.

7. Sente-se doente constantemente

Tem dores de cabeça constantes? Anda enjoado regularmente e sente dificuldade em respirar? Se foi ao médico e não lhe diagnosticaram nada, o problema pode ser mental. Muitas vezes, um desgaste psicológico manifesta-se com sintomas físicos: desde constipações a problemas no coração.

Como se pode sentir melhor:

  • Combine encontros com os amigos que sempre o fazem rir. Irá distrair-se por uns momentos e esquecer o trabalho.
  • Tire momentos para cuidar de si. Pode significar marcar um spa ou assistir a uma peça de teatro.
  • Reorganize a sua agenda. Quando detalhes importantes estão a ficar por fazer significa que provavelmente planeou mais coisas do realmente que consegue fazer num dia.
  • Fale com o seu chefe sobre as suas preocupações no trabalho. Pode parecer contra produtivo chamar a atenção para a sua insatisfação mas ao fazer esta intervenção pode acabar com as tensões.
  • Redefina os seus objectivos profissionais para encontrar novas motivações.
  • Arranjar estratégias para ter novas responsabilidades para se sentir mais envolvido e mais recompensado.
  • Marque férias. Uma pausa longe da sua rotina pode ser exactamente aquilo que precisa.