Os estágios profissionais trazem obviamente valor acrescentado ao currículo de qualquer recém-licenciado, recém-mestrado ou jovem profissional. Mas as vantagens de fazer um estágio não se ficam por aqui, e podem também beneficiar profissionais noutros momentos da sua carreira.

Conheça aqui 8 benefícios que os estagiários podem retirar de um estágio:

1. Desenvolver a sua rede de contactos

Os estágios são excelentes oportunidades para desenvolver a sua rede de contactos profissionais. Durante o estágio irá trabalhar lado-a-lado com outras pessoas que durante o tempo que partilharem consigo terão oportunidade de conhecê-lo e de se aperceberem da sua capacidade de trabalho.

Estes contactos poderão fazer-lhe recomendações que o ajudem a obter um novo emprego no futuro ou até referenciá-lo para oportunidades concretas ou introduzi-lo a contactos interessantes.

2. Adquirir competências profissionais

Seja a escrever um email profissional e sucinto, a atender o telefone ou a cumprimentar colegas ou clientes, há sempre uma forma profissional de fazer as coisas. Ao trabalhar num contexto real de trabalho como estagiário, terá a oportunidade para observar os seus colegas e aprender as melhores práticas de comunicação e comportamento.

Toda esta aprendizagem fará com que esteja melhor preparado para o seu próximo emprego.

3. Colocar competências em prática

Deve olhar para um estágio como uma oportunidade para testar e aplicar as suas competências e perceber como funcionam no mundo real. Ao utilizar as suas competências durante o estágio, poderá melhorar o seu auto-conhecimento e perceber onde precisa de melhorar.

Por outro lado, quando se candidatar a ofertas de emprego no futuro, poderá sempre demonstrar como utilizou as suas competências num ambiente profissional.

4. Compreender o que realmente pretende

Nos primeiros tempos de carreira é normal não se ter uma ideia clara do que se gosta e do que se quer fazer. Durante o estágio, além de testemunhar as suas próprias funções e responsabilidades, poderá também aperceber-se do dia-a-dia de outros colegas. Assim, poderá perceber que tipo de funções e áreas mais lhe agradam e compreender melhor o que quer fazer a seguir.

5. Estar exposto a uma cultura empresarial

Ao fazer um estágio, estará exposto à cultura e ambiente profissional da empresa. Realizar um estágio é uma forma de sentir um contexto mais formal e organizado de uma grande empresa ou, por exemplo, a informalidade e agilidade de empresas mais pequenas. Ao estar exposto a diferentes realidades, poderá perceber em que tipo de empresas quer trabalhar no futuro.

6. Receber um salário e benefícios

São cada vez mais os estágios que oferecem um ordenado mensal ou outras compensações financeiras como ajudas de custos. Fazer o estágio é também uma fonte de rendimento e uma oportunidade para ganhar dinheiro.

7. Ganhar novas competências

O mais provável é que ganhe novas competências durante um estágio. Poderá aprender a utilizar novos softwares, fazer novos tipos de análises ou desenvolver técnicas comerciais ou de gestão de projecto. É o inicio de um caminho de aprendizagem e desenvolvimento contínuo na sua carreira.

8. Conseguir um emprego

O seu bom desempenho durante o estágio pode mesmo ser a porta de entrada para um emprego a full-time. As empresas estão sempre à procura de profissionais dedicados e trabalhadores. Veja o seu estágio como uma oportunidade para demonstrar as suas capacidades.

 

Fonte: The New Times