Uma das perguntas que lhe farão na entrevista de emprego é “Porque quer este emprego?”. É através da sua resposta que o recrutador compreende se realmente está interessado na vaga.

Primeiro que tudo, são desaconselhadas as seguintes respostas:

  • Preciso de um emprego;
  • Quero trabalhar;
  • Preciso de pagar a renda da casa/ Preciso de dinheiro;
  • Quero subir na carreira;
  • Não gosto do emprego em que estou, por isso estou à procura de algo diferente;
  • Fui despedido;
  • Estou farto do meu emprego;
  • A vaga soou-me interessante…

Embora possam ser verdade, não ajudam a que o recrutador lhe ofereça o emprego. Dê ao empregador boas razões para o contratar: venda-se como candidato.

Como soar entusiasmado e impressionar o recrutador

1. Comece a sua resposta com

“Gosto da empresa porque…”… sabe sempre bem ser elogiado. O empregador deve perceber que está interessado na vaga por ser naquela empresa (e não por motivos pessoais como os acima apontados).

2. Foco nas soluções dos problemas

Descreva os desafios da função e a forma como os ultrapassaria.

3. Exemplifique

Mencione o que gosta de fazer e tem feito com qualidade. Dê exemplos de sucesso e mostre que quer ajudar a empresa a ser (ainda) melhor.

4. Justifique com os seus pontos fortes

Pense no motivo que pode pôr o recrutador de pé atrás quanto a contratá-lo e refute-o. Por exemplo, se o empregador estiver de pé atrás porque não tem um curso superior, pode mencionar que a sua larga experiência compensa esse aspeto.

Exemplo de resposta à questão “Porque quer este emprego?”

Empresa: Supermercado A&E

“O A&E é o tipo de empresa em que me vejo a trabalhar. Admiro a vossa política de contratar pessoas de todas as etnias.

Sei que estão à procura de funcionários para trabalhar por turnos, com competências para o atendimento ao cliente e que mantenham as prateleiras limpas e organizadas. Gosto muito de atender clientes: ajudá-los a encontrar o que procuram, explicar a diferença entre vários produtos… e não gosto nada de lojas desarrumadas! Para mim ser arrumado e simpático é muito importante – quando trabalhei na loja ABC tentava sempre fazer com que os clientes saíssem com um sorriso na face.

É verdade que já passou algum tempo desde que trabalhei em loja, mas a vontade de agradar aos clientes e fazer com que voltem no dia/semana seguinte não desaparece facilmente.”

Uma boa resposta refere porque gostaria de trabalhar naquela empresa – não porque é que precisa do emprego.

 

Fonte: The Undercover Recruiter