Conseguir uma entrevista de emprego é entusiasmante. Todos sabem que sãos mais os empregos para os quais as pessoas se candidatam do que as entrevistas para as quais são chamadas, por isso conseguir aquela chamada ajuda na construção da sua confiança na procura de emprego.

Agora o problema é que muitas pessoas não se preparam adequadamente para a entrevista, por muito que pensem o contrário. A preparação é um passo extremamente importante, por isso siga estes cinco conselhos para alcançar uma preparação adequada.

Saiba o conteúdo do seu currículo

Como teria adaptado o seu currículo atual a este cargo em específico, saber o que escreveu nele é de extrema importância.

As questões da entrevista muito provavelmente irão ao encontro desse conteúdo, por isso, ter confiança em aprofundar o que escreveu no seu cv é importante.

Pesquise o cargo

É do seu conhecimento como o cargo foi divulgado no anúncio de emprego, mas através de uma pesquisa pode conseguir uma maior compreensão sobre as responsabilidades desse cargo, assim como as linhas base e as expetativas.

Compreender o mais possível sobre o cargo será um apoio na preparação de exemplos e respostas.

Pesquise o entrevistador

Caso esteja a trabalhar através de uma empresa recrutadora, é possível não ter a informação sobre a empresa para a qual respondeu ao anúncio, mas pesquisar informação profissional sobre o seu entrevistador pode ajudá-lo a controlar o seu nervosismo quando o conhecer na entrevista.

Utilize ferramentas como o Linkedin para conhecer um pouco mais sobre a pessoa e a sua história profissional (exemplo: áreas de atuação).

Planeie a sua viagem

Saber como vai chegar ao local e a duração da viagem pode ajudar a minimizar o stress de última hora. Planei a sua viagem e com algum tempo extra, já preparado para alguma eventualidade.

Acidentes e atrasos podem acontecer, e apesar de ser uma razão legítima para o seu atraso, não é a melhor forma de começar uma entrevista de emprego.

Pratique a sua entrevista

Trabalhar através de exemplos das suas conquistas e respostas e praticar a sua entrevistas pode ajudar a eliminar algum nervosismo.

Peça ajuda a um amigo ou a um conselheiro de entrevistas de modo a focar-se no modo como comunica as suas respostas, como apresenta a sua empregabilidade e melhor que tudo, como se mostra ser a melhor opção para o cargo.

 

Fonte: The Undercover Recruiter