Se deseja trabalhar num ambiente agradável e produtivo uma coisa é certa, tem de ter a confiança do seu chefe parar tornar este desejo uma realidade.

Mas, e o que acontece quando quebra essa confiança por falhar no seu trabalho? Perder um prazo, realizar projetos com pouca qualidade ou até mesmo fazer algo estúpido.

Todos nós já estivemos nessa situação em algum momento das nossas vidas. Mas não deixe isso afetar negativamente o seu trabalho. Siga estes conselhos para conseguir mostrar que ainda é um trabalhador em que o seu patrão pode confiar.

Tenha a consciência de que as relações mudam

A relação entre si e o seu chefe é algo que vai mudar com o passar do tempo. Quando começou a trabalhar, o seu patrão era o seu mentor e acolheu-o na empresa. Agora como um trabalhador já experiente, a orientação do seu patrão já não é necessária. Nesta altura, já deve ser capaz de se responsabilizar por determinadas tarefas.

Se já trabalha na empresa há algum tempo e ainda é preciso a constante orientação do seu patrão, como é que o mesmo poderá confiar no seu crescimento?

Cumpra os compromissos

Esta é óbvia. Quando afirma que vai ter o relatório pronto na secretária do seu patrão até ao fim do dia, faça os seus possíveis e impossíveis para que isso aconteça. Isto implica assumir a responsabilidade se realmente a sua tarefa não consegue estar pronta até ao dia seguinte e evite culpar os outros pelo seu erro.

Isso só iria demonstrar a sua falta de capacidade para assumir os seus erros e a sua falta de profissionalismo. Se cumpre o que realmente diz, então o seu patrão fica mais descansado.

Nada danifica mais a relação de um trabalhador com o seu patrão do que a falha em alcançar expetativas, prazos e objetivos.

Aceite desafios

Não fique num canto quieto e deixe outros colegas fazerem do seu chefe uma figura de sucesso. Sim, é muitas vezes o seu trabalho manter a boa imagem do seu patrão intacta.

Tente dar um passo em frente e arrase neste desafio. Acredite que não será apenas o seu patrão que ficará impressionado.

Não perca tempo a vangloriar-se

Não seja o trabalhador que está sempre a elogiar o seu próprio desempenho. Pode trabalhar mais horas, utilizar a sua hora de almoço para adiantar algum trabalho ou até mesmo fazer tarefas que mais ninguém quer, para mostrar o seu empenho e criar uma boa impressão no seu patrão. Mas fique em silêncio e não se vanglorie por isso, dará menos nas vistas se o fizer.

Se o seu patrão o acha merecedor do reconhecimento, acredite que ele irá apreciar o seu trabalho.

“Sim, eu faço”

Quando é questionado para fazer algo pelo seu patrão, é quase imediato a resposta e as palavras “Sim, eu faço”.

Afinal, é do conhecimento geral que aceitar tarefas propostas pelo seu chefe fará crescer a confiança do mesmo em si, aumenta a oportunidade de crescimento na empresa e acaba por cimentar a sua reputação como alguém de confiança e com quem podem contar.

Mantenha-o ocorrente da situação

O seu chefe espera que seja competente o suficiente para ser informado por si em caso de alteração de prazos ou outro tipo de informação. Se não o fizer, como espera que ele confie em si de novo?

É sempre a sua responsabilidade informar o seu patrão do progresso de um projeto e de todas as alterações que possam estar envolvidas, e não o deixe ser apanhado desprevenido em reuniões gerais.

Entenda os seus objetivos

Se não o sabe, deve fazer da sua prioridade aprender os objetivos do seu patrão, assim como os resultados esperados. Tudo o que faz está ligado ao que o seu patrão pretende alcançar e isso é algo que pode utilizar a seu favor para a realização de tarefas e projetos, pois já tem conhecimento das suas expetativas.

Marque uma reunião com o seu patrão para saber ou rever os objetivos, isto demonstrará que realmente se preocupa com o que se pretende alcançar e é uma forma de o seu patrão o ver em ação.

Para além disto, utilize esta informação para se antecipar. Por exemplo, comece a preparação para uma reunião da próxima semana e fale com ele sobre o que é necessário e o que pretende.

Aprimore as suas competências

Se perdeu a confiança do seu patrão porque o mesmo está a questionar a sua competência, então é necessário que seja visto a melhorar as suas competências, de modo a reconquistar a confiança do seu patrão. Mas não se esqueça que isto é um processo demoroso, por isso seja paciente e continue a trabalhar as suas capacidades e competências enquanto trabalhador profissional.

Para além disso, demonstre que é capaz de mudar, se a responsabilidade de as coisas terem corrido mal foi sua, mostre que é capaz de assumir os seus erros e de mudar a sua abordagem.

No fim tudo isto permite-lhe demonstrar os seus pontos fortes e do que é capaz de lidar. Não tenha receio de mostrar no que é bom, aliás utilize isso para voltar a destacar-se.

Admita quando não sabe as coisas

Se não sabe a resposta para algo, não tente adivinhar e depois dar uma informação irrealista. O seu patrão está a confiar na sua informação e na sua resposta, e se a mesma estiver errada vai prejudicar todo o projeto. Admitir que não sabe a reposta não é errado, se demonstrar que irá tratar de saber a resposta entre os seus colegas.

Saiba como comunica

Todos nós temos diferentes formas de comunicar, seja por email, uma conversa cara-a-cara ou por chamadas. Saber como o seu patrão prefere ser abordado pode ajudá-lo a evitar falhas de comunicação.

Pode demorar a aprender, mas é algo que vai fortalecer a sua relação com o seu patrão.

Chegar cedo e sair tarde

Chegar ao trabalho antes de todos, incluindo o seu patrão, demonstra que é uma pessoa em que se pode confiar e depender. Aliado a este pensamento, sair do trabalhar antes do seu patrão não o deixa com a melhor imagem.

Aproveite este tempo adicional para preparar o dia seguinte, ou dedique-se à atualização da papelada ou responder a e-mails.

Seja transparente

A honestidade é o caminho para a sua redenção. Se falhou perante o seu patrão, só conseguirá reconquistar a sua confiança após demonstrar que é capaz de aprender com os seus erros. Evite reter qualquer tipo de informação, seja honesto e informe o seu patrão, tanto das boas coisas como das más.

Aproveite e estudo o que está mal antes de o fazer e assim pode apresentar uma solução ou uma ideia. Acredite que o seu chefe ficará com uma boa impressão sua, mesmo após as más notícias.

Não seja “aquela” pessoa

Em todos os locais de trabalho existe “aquela” pessoa. A que está sempre a cochichar e a queixar-se constantemente. Isto só resulta num ambiente de trabalho tóxico, e acredite que o seu patrão não quer nada disso.

Se está frustrado, não descarregue no trabalho, guarde esses sentimentos para quando estiver em casa.

Respeite o tempo do seu chefe

O tempo do seu patrão é preciso, por isso se pretende falar com o mesmo, evite desperdiçá-lo com algo que poderia ter perguntado ao colega do lado ou que poderia resolver com outras pessoas. Traga mais respostas do que perguntas, se possível.

Isto implica também saber quando falar com seu patrão sobre as suas falhas, quanto mais depressa o informar, mas depressa as coisas podem ser resolvidas. Mais cedo ou mais tarde terá de reportar o que aconteceu, por isso trate de o fazer no momento.

Saiba as suas batalhas

Em determinadas ocasiões é necessário defender-se e enfrentar o seu patrão. Mas isto não significa que deve ocorrer todos os dias. Saiba que batalhas valem a pena enfrentar e quais aquelas que deve apenas ignorar e esquecer.

Demonstre a sua lealdade

Por fim, tudo se resume a este ponto. Perdeu a confiança do seu patrão, então todo o seu trabalho a partir desse momento dedica-se à reconquista dessa confiança.

Deste modo, demonstre que estará sempre ao seu lado, partilhe os seus objetivos pessoais e profissionais que possam ter em comum e mostre que, independentemente do que aconteceu, a sua lealdade estará sempre posta no seu patrão.

 

Fonte: Business Insider