Os Millennials, descritos como as pessoas que alcançam a sua vida de jovem adulto no começo do século 21, possuem uma má reputação no mercado de trabalho.

Acredite ou não, esta geração é distinguida pela sua falta de profissionalismo, pela sua presunção e pela falta de proatividade que leva o mercado de trabalho a vê-los como preguiçosos.

Mas temos de ser sinceros, não é justo colocar todos os jovens trabalhadores desta geração sobre o mesmo rótulo, porque não são todos assim. Contudo, não se pode negar que realmente existem ocasiões que podem levar a sociedade a formar esta ideia.

Neste artigo estão algumas frases ou comportamentos que incentivam estes estereótipos no mercado de trabalho.

«Isto pode ser uma pergunta parva, mas…»

Se tem alguma questão a fazer, nunca comece a mesma com esta frase. Assim que o disser, a primeira coisa que irá passar pela mente dos seus superiores ou colegas é: «Se é parva, então porque é que estás a desperdiçar o meu tempo?».

Isto é algo que pode ser frustrante para algumas pessoas, e mesmo que fosse uma questão válida e importante, dizê-la deste modo pode parecer que lhe falta confiança, o que irá afetar negativamente a sua credibilidade diante o seu ambiente de trabalho.

A falta de confiança num trabalhador pode impedi-lo de receber mais responsabilidades, projetos maiores e por fim, aquela promoção acaba por ir para outro colega.

«Eu fiz o que me pediram» ou «A culpa não é minha»

Quando algo corre mal, é fácil cair nestas desculpas. Mas infelizmente, pode parecer que está a desviar as culpas para o seu superior ou colega, e ninguém gosta de trabalhadores que culpam todos ao seu redor.

Como alternativa, foque-se no que podia ter feito diferente, e tome uma posição pró-ativa na resolução desse problema. Tome a responsabilidade desse erro, as pessoas irão valorizar essa atitude e respeitá-lo.

«Obrigado, mas eu sei como fazer o meu trabalho»

Como é novo na empresa, os superiores mais experientes vão estar sempre atentos ao seu trabalho, e questioná-lo sobre as decisões que pretende tomar.

Algo que pode ser frustrante para algumas pessoas, mas dizer coisas como estas vão passar uma imagem de arrogância e ingratidão.

Aceite o facto de que não tem conhecimento de tudo, por isso aceite a ajuda que estão a dar-lhe e aproveite ao máximo a experiência dos seus superiores e colegas. Por outro lado, peça conselhos sobre determinado tema, algo que vai deixar os seus colegas sentirem-se apreciados e respeitados.

«Eu não sei como fazer isso»

Contorne este comportamento. Dizer às pessoas que não está disposto a fazer algo porque não sabe como o fazer, vai parecer que lhe falta iniciativa, ou por outras palavras, que é uma pessoa preguiçosa.

Durante toda a sua carreira, vai ter de aprender imensas novas competências, caso contrário irá ficar para trás na competição. Em vez de ficar atrás desta desculpa, tente saber o que deve aprender e tente fazê-lo. Para além de mostrar a sua iniciativa, também mostra que está disposto a aprender novas competências para ajudar os seus colegas.

«Eu não teria feito assim» ou «Isto é o que deverias ter feito»

Quando diz coisas como estas, o pensamento imediato das pessoas recai para «Oh, não terias feito assim? Obrigado, Einstein. Eu teria apreciado a tua ajuda…na altura».

Frases como estas podem deixar as pessoas na defensiva. Pode pensar que está a ser prestável, mas para alguém que trabalhou imenso num projeto que falhou, pode parecer que está a colocar sal na ferida. Para além disso, ser o Einstein da empresa nunca é uma boa imagem ou reputação.

Invés disso, seja positivo e solidário. Pense no que gostava de ouvir os seus colegas dizerem, se fosse você que tinha trabalhado imenso num projeto falhado.

 

Assim sendo, Millennials, tenham a devida atenção ao que dizem no ambiente de trabalho, pois pode ser mal interpretado e ficarem mal vistos.

 

Fonte: CareerHMO