Gestão de tempo

 

O mais provável é que, em algum ou vários pontos da sua vida profissional, sinta que não tem capacidade para fazer uma gestão de tempo adequada. É nestas alturas que precisa de maior perseverança e organização. Conheça aqui 10 dicas para, segundo a Entrepreneur, melhorar a sua gestão de tempo.

1) Conheça o seu ciclo de produtividade

Monitorize e grave os seus pensamentos, conversas e actividades durante uma semana. Isto vai ajudá-lo a compreender o que consegue fazer num dia e onde é que estão os seus momentos produtivos. Terá também noção de quanto tempo demora a obter resultados e quanto tempo é gasto em pensamentos, conversas ou acções pouco produtivas.

2) Estabeleça prazos para tarefas importantes

Qualquer actividade que seja importante para o seu sucesso deve ter um prazo associado. Crie espaço para tarefas importantes e tenha a disciplina de cumprir o que definiu.

3) Concentre-se nos resultados

Planeie investir pelo menos 50% do seu tempo nos pensamentos, actividades e conversas que produzem a maioria dos resultados.

4) Deixe espaços abertos na agenda

Agende tempo para pausas e reserve tempo a afastar-se alguns minutos do trabalho.

5) Planeie o dia

Tire os primeiros 30 minutos da manhã para planear o que vai fazer durante o dia. Não acabe o dia até terminar o que planeou.

6) Pense antes e depois de fazer

Antes de qualquer chamada ou tarefa, reflicta sobre os resultados que quer alcançar. Isto irá ajudá-lo a perceber onde quer chegar. Tire 5 minutos depois da tarefa e determine se conseguiu ou não obter o resultado. Se não conseguiu, tire lições do que poderia ter corrido melhor e do que poderá fazer de forma diferente da próxima vez.

7) Peça para não ser interrompido

Quando tem mesmo de terminar uma tarefa, aprenda a dizer não e faça por não ser interrompido.

8) Não responda a tudo a todo o tempo

Não tem de atender sempre o telefone nem de responder imediatamente a emails. Se tal não for crítico para o negócio, não abdique da sua atenção. Reserve horas para responder a todos os emails e devolver todas as chamadas.

9) Evite distracções

Não aceda ao Facebook ou outras redes sociais que o distraiam, a menos que isso faça parte do seu trabalho.

10) Aprenda a ter prioridades

Lembre-se que não pode fazer tudo e dedique o seu tempo às tarefas mais eficientes, críticas ou urgentes.

 

Leia o artigo original aqui