A produtividade é determinante para um bom desempenho profissional. Se dá por si a olhar para o relógio e a pensar no que já fez hoje e no tempo que já perdeu distraído ou com falta de foco, pode ser tempo de tentar melhorar a sua produtividade. Eis 12 truques que a AGBeat sugere para aumentar a sua produtividade no trabalho.
1) Escolha a hora certa
Toda a gente tem o seu ciclo de produtividade e períodos do dia em que é mais eficiente. Reserve as tarefas mais críticas para as partes mais produtivas do dia.
2) Elimine tarefas inúteis
Se uma tarefa não tem necessariamente de ser feita, simplesmente livre-se dela.
3) Despache as partes desagradáveis
Termine as tarefas difíceis e que lhe agradam menos o mais rapidamente possível, para que o deixem de atrapalhar e preocupar.
4) Defina objectivos diariamente
Todas as manhãs (ou noites) decida o que quer alcançar durante o dia. Saber o que tem de fazer é meio caminho andado, depois só falta fazer.
5) Desligue
Se sente que está a ser constantemente distraído e tem coisas importantes para fazer, desligue o telemóvel e pare de verificar se tem emails. Entre em modo “não incomodar” e concentre-se no que tem de fazer.
6) Agrupe tarefas similares
Reserve períodos de tempo para enviar emails e fazer chamadas, por exemplo.
7) Defina um limite
Decida-se a terminar uma tarefa em 30 minutos ou uma hora. Nesse período, tente fazer o máximo e melhor possível. Definir um limite ajuda-lo-à a estar mais concentrado e ser mais eficiente.
8) Defina targets
Se tem de fazer telefonemas para vendas, decida que não vai desistir até fazer 50 chamadas, por exemplo.
9) Tenha prioridades
Existe uma lei que diz que “20% das suas acções podem dar-lhe 80% do benefício possível”. Seja inteligente e, de acordo com a urgência e grau de dificuldade, escolha os 20% de trabalho que lhe podem dar mais resultados.
10) Delegue trabalho
Não tente fazer tudo sozinho. Se houver alguém que o possa ajudar, delegue e optimize o tempo de todos.
11) Estabeleça prazos
Ter um prazo irá ajudá-lo a focar-se no trabalho. Uma tarefa que não tem obrigação de estar pronta, é automaticamente percepcionada como desnecessária e tornar-se-à mais difícil completá-la.
12) Seja mais rápido
Tente fazer tudo cada vez mais rápido e ganhe tempo útil em tarefas repetitivas.
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