O prazo para os contribuintes poderem reclamar sobre o valor das faturas de despesas gerais e familiares já começou e vai até ao final deste mês.
Depois de verificadas e validadas as faturas das despesas relativas a 2022 – em Fevereiro – os contribuintes podem agora verificar os valores apurados pela Autoridade Tributária (AT), para efeitos de dedução à coleta do IRS.
As despesas gerais familiares conferem a cada contribuinte uma dedução à coleta do IRS no valor de 250€.
Esta categoria de despesas inclui gastos com as conta da água, luz, telecomunicações e a generalidade dos produtos adquiridos em supermercados, combustível, roupa ou eletrodomésticos, entre muitos outros.
O prazo para fazer esta verificação e poder reclamar o valor das faturas de despesas gerais familiares termina a 31 de Março.
Além disso, tem também até ao fim deste mês para pode escolher uma entidade a quem consignar uma parcela do IRS ou do “desconto” no imposto obtido através da exigência de fatura em setores como restauração, cabeleireiros, veterinários ou oficinas de carros e de motos.
Ainda assim, se não fizer agora esta consignação, pode fazê-la quando preencher a sua declaração anual do IRS.
Relembre-se que esta categoria é a única que permite a reclamação do valor das faturas, para as restantes não é possível.
Se não concordar com os valores calculados pela AT, pode ainda efetuar as correções que entenda necessárias aquando do preenchimento da declaração do IRS.
Neste caso, as faturas devem ser guardadas durante quatro anos.
Anote:
A entrega da declaração anual do IRS, relativa aos rendimentos de 2022, começa no dia 1 de Abril e termina a 30 de Junho.
Fonte: Dinheiro Vivo