Participar numa feira de emprego pode parecer fácil, mas se não estiver 100% preparado, não conseguirá aproveitar a feira e muito menos chamar a atenção das empresas e destacar-se dos outros candidatos.

A 4ª Edição da maior Feira Virtual de Emprego está de volta dias 9 e 10 de Outubro, e já conta com a participação de mais de 30 empresas e mais de 8000 candidatos. A única pergunta que resta é: como é que se vai destacar dos outros candidatos?

Este artigo vem responder a esta questão e deixá-lo preparado para aproveitar ao máximo esta oportunidade.

Prepare um discurso

Não é necessário preparar um testamento, no entanto aconselhamos a estar minimamente preparado para quando for contactar os recrutadores nos seus stands virtuais . Pesquise a empresa anteriormente e esteja preparado para debater sobre as suas experiências e razões que o levam a querer fazer parte da empresa.

Mostre Iniciativa

Utilize os chats das empresas ao máximo. Esta ferramenta permite-lhe acesso direto aos recrutadores e aproveite isso para se apresentar e mostrar o seu lado profissional e pessoal. Mostre o seu interesse pela empresa e os seus projetos e até que ponto os seus objetivos vão ao encontro dos valores da empresa. É aqui que a sua pesquisa e preparação sobre as empresas irá permitir destacar-se dos outros candidatos.

Seja entusiasta

Um dos atributos pessoais mais importantes que os candidatos podem trazer a um novo cargo é o entusiasmo. Isto quer dizer que os recrutadores vão estar muito mais interessados em si e em conhecê-lo melhor se demonstrar uma abordagem positiva. Se quer diferenciar-se dos restantes candidatos, é neste momento que o deve fazer e de forma entusiasta e marcante. Demonstre a sua paixão pelo cargo a que se pretende candidatar e como seria um bom investimento para a empresa.

Pense além dos requisitos obrigatórios

Apesar da grande lista com os requisitos e qualificações específicas que a empresa pretende ver num candidato, funções únicas/específicas do seu emprego atual (ou anterior) poderão adaptar-se bem ao cargo que pretende candidatar-se, mesmo que não estejam listadas. Estas são as chamadas competências adicionais e são algo único que poderá trazer à empresa, em adição a tudo o que é esperado, diferenciando-o dos restantes candidatos.

Adapte a sua abordagem

Se interagir com diversas empresas, evite utilizar as mesmas frases – evite copiar e colar a mesma frase em todos os stands virtuais. Evite coisas genéricas tais como “o que fazem?”, “quais as ofertas?”. Adapte o seu discurso a cada recrutador, saiba direcionar a sua abordagem aos objetivos de cada empresa.

Faça questões

Tenha preparadas algumas questões para os recrutadores das empresas que demonstre o seu conhecimento sobre a mesma. Os recrutadores não estão simplesmente à procura dos melhores candidatos qualificados para o cargo, eles procuram candidatos que realmente estejam interessados na sua empresa. Quanto mais interage com os recrutadores, focando o seu discurso nas necessidades da empresa, melhor é a impressão com que eles ficam de si.

 

Não perca esta oportunidade e registe-se na 4ª Edição do Job Summit!