Job Summit: 4 dicas para estar bem preparado

As feiras de emprego virtuais são uma excelente oportunidade para os candidatos interagirem directamente com os recrutadores e conseguirem destacar-se dos restantes.

Nos dias 10 e 11 de Outubro realiza-se o Job Summit – Primeira Feira Virtual de Emprego em Portugal – onde vai ter a possibilidade de falar em tempo real com dezenas de empresas mas é importante estar o mais preparado possível! Para o ajudar, reunimos algumas dicas para conseguir ter sucesso.

Inscreva-se

1. Teste o seu equipamento

Sendo um evento virtual, para participar no Job Summit apenas necessita de um computador, telemóvel ou tablet e ligação à internet. Um ou dois dias antes da feira, certifique-se de que tudo está a funcionar correctamente, incluindo a câmara e o microfone.

2. Pesquise as empresas

É extremamente importante – tal como numa feira física – que conheça as empresas que vão estar presentes e que pesquise informação sobre as mesmas. Pesquise a fundo, faça uma lista de palavras-chave importantes para cada empresa, as funções mais comuns e a cultura empresarial e use essa informação para se destacar.

3. Tenha respostas preparadas

O seu principal objectivo numa feira virtual deve ser conversar directamente com os recrutadores. É provável que algumas dessas conversas se transformem em pré-entrevistas e, como tal, é importante que esteja preparado com algumas respostas para as perguntas típicas.

Pratique as respostas, se necessário escreva um guia daquilo que pretende dizer. Mas atenção: não memorize respostas. Seja conciso, mas lembre-se das informações que pesquisou sobre as empresas e utilize algumas palavras-chave.

4. Vista-se para o sucesso

Apesar de nem todas as feiras virtuais permitirem conversas através de vídeo, no Job Summit terá essa oportunidade. Como tal, é importante que esteja vestido de forma apropriada. No entanto, mesmo que apenas converse através de texto, estar vestido de forma profissional vai ajudá-lo a manter o foco mental na procura de emprego.

Mas lembre-se: para ser profissional, não basta vestir-se bem. Escreva também correctamente, evite abreviaturas e emojis e esteja atento aos erros ortográficos.

5. Faça perguntas relevantes

Prepare algumas questões para colocar aos recrutadores: fazer perguntas não só o ajudam a entender melhor a situação da empresa mas é entendido como um sinal de interesse por parte dos recrutadores.

No entanto, garanta que são perguntas relevantes, que possam fazer sentido e cuja informação não esteja acessível no site da empresa, por exemplo – deste modo iria demonstrar falta de pesquisa e interesse.

 

Ainda não está inscrito? Então reserve já o seu lugar!

Inscreva-se