O Job Summit é uma feira de emprego 100% online e é o maior evento de recrutamento do país! Realiza-se nos dias 9 e 10 de outubro e conta já com 58 empresas confirmadas, mais de 230 recrutadores e milhares de vagas disponíveis!

Durante o evento poderá conhecer melhor as empresas, candidatar-se às ofertas de emprego e conversas em chats públicos e privados com os recrutadores das organizações participantes.

Para o ajudarmos durante o processo criámos um Guia de Participação no evento para que esteja preparado e desfrute do evento ao máximo!

Registe-se agora

Entrada no evento/lobby

Ao fazer login e entrar no evento depara-se com uma página inicial onde tem acesso direto ao menu, à lista de empresas participantes, ao seu perfil e às salas de chat:

Ao clicar no botão Menu terá acesso a todas as secções do evento: entrada, balcão de informações, pisos, todas as empresas, ofertas de emprego e apresentações:

Ainda na entrada do evento, se clicar em “Empresas” terá acesso aos 3 pisos com diferentes empresas em cada um (piso 0 e 1 com empresas de diversas áreas e o piso 2 com empresas que recrutam na área das Engenharia e de IT).

Terá também acesso ao piso que inclui “todas as empresas”. Clicando em qualquer um dos pisos terá acesso à lista de empresas que o constituem – iremos analisar em detalhe mais à frente.

Balcão de informações

A equipa de apoio do Job Summit estará online durante todo o evento, no Balcão de Informações, para esclarecer qualquer questão que tenha ou caso necessite de ajuda durante o processo:

Ao clicar na seta rosa, andará para baixo e aí poderá consultar as imagens com o horário de chat das empresas, as ofertas de cada empresa por sector.

Para além disso poderá iniciar o chat com a equipa de apoio:

Empresas participantes

Tal como já vimos, poderá aceder a todas as empresas participantes através do Lobby do Evento. Para além disso, também em qualquer página poderá clicar no menu e aceder através de um dos pisos ou clicando em “todas as empresas”.

Aqui poderá consultar a lista completa e também filtrar e pesquisar filtrar por keywords, setores, regiões, estado da empresa (online ou offline) e por quantidade de ofertas de emprego:

Para além disso, consegue visualizar a quantidade de ofertas que cada empresa tem activa. Ao clicar no nome da empresa será direccionado para o Stand da mesma:

Depois de aceder ao stand e clicar na seta cor de rosa terá acesso a todas as informações disponibilizadas pelas empresas – descrição da empresa, ofertas de emprego, redes sociais, horários de chat, site da empresa, vídeos e imagens.

Para além disso poderá também iniciar o chat com a empresa ou enviar uma mensagem (e-mail):

Ofertas de Emprego

Tal como acabámos de referir, pode aceder às ofertas de emprego através do stand das empresas:

Outra forma será novamente através do menu e clicando em “Ofertas de emprego”.

Também aqui conseguirá pesquisar e filtrar as ofertas de emprego por keywork, empresa, funções e regiões.

Para consultar uma oferta de emprego clique em “ver mais”:

Caso a oferta lhe interesse, poderá candidatar-se apenas com um clique e a sua candidatura será direccionada para a empresa.

Chats Públicos e Privados

Para comunicar directamente com os recrutadores das empresas poderá fazê-lo através dos chats públicos (para a empresa de forma geral com os restantes candidatos) ou dos chats privados (para uma recrutador específico numa conversa pessoal).

Os horários em que as empresas estarão online poderão ser consultados nos stands das mesmas e, na lista geral de empresas, poderá verificar se a empresa está online – aparecendo um símbolo verde:

Para aceder aos chats poderá fazê-lo, como já vimos, através do stand das empresas em “iniciar chat”:

Ou em qualquer outra página do evento, no canto superior direito:

Ao clicar no símbolo do chat abre uma janela e deverá clicar em empresas para verificar que empresas/recrutadores estão online nesse momento:

Ao clicar na pessoa/empresa com quem pretende falar irá abrir uma janela para escolher entre os chats privados e os chats públicos:

Ao escolher uma das opções será redireccionado para o chat em questão onde poderá esclarecer qualquer dúvida que tenha:

Depois de iniciar uma conversa, os chats ficam abertos em “chats públicos” ou “chats privados” enquanto a conversa durar e até o encerrar:

Sempre que alguém lhe responder ou falar consigo irá visualizar um Ponto Vermelho na zona dos chats:

Apresentações

Para além das empresas e das ofertas de emprego terá também acesso a apresentações relevantes para quem procura emprego:

Para aceder, clique no Menu e em “apresentações”. Aqui terá acesso a apresentações de Pedro Silva-Santos sobre “Dicas para um currículo e uma carta de apresentação impressionantes” e de Pedro Caramez com “5 princípios básicos para ter sucesso no LinkedIn”.

Para além disso dispõe de dezenas de vídeos sobre as empresas participantes.

Editar perfil

A qualquer momento durante o evento poderá editar o seu perfil e actualizar o seu currículo. Para tal deverá clicar no canto superior direito em “alterar perfil”.

Para alterar algum dos seus dados pessoais clique em “editar”. Para adicionar ou seu currículo clique em “Carregar documento” ou caso pretenda alterar o mesmo clique em “Alterar documento”:

Para além disso pode consultar as ofertas às quais já se candidatou:

E ainda quais os stands que já visitou:

 

Dicas para o evento

Este evento é único e permite que interaja com centenas de recrutadores em tempo real e que esclareça as suas questões directamente.

Como tal é importante que esteja preparado e que se destaque dos restantes candidatos pela positiva.

Pela nossa experiência da primeira edição, ainda são muitos os candidatos que abordam os recrutadores ou de forma demasiado vaga – “Quero emprego”, “Estou interessado” – ou com questões para as quais conseguem obter a resposta de outra forma – “Para que vagas estão a recrutar?”.

Antes de iniciar alguma conversa, visite os stands das empresas e consulte as informações que disponibilizaram assim como as ofertas de emprego activas.

Depois faça perguntas pertinentes:

  • “Verifiquei que estão a recrutar um Engenheiro Electrótécnico – falar inglês é um requisito obrigatório?”
  • “Estive a verificar as ofertas de emprego e neste momento não há nenhuma na área da Contabilidade, costumam recrutar para esta função ao longo do ano?”
  • “O que procuram num candidato para além dos requisitos de habilitações literárias e competências técnicas?”

Outra sugestão é que, antes de colocar questões às empresas, espreite os chats públicos das mesmas. A sua questão pode já ter sido respondida anteriormente e assim permite-lhe dar continuação à conversa.

 

Caso tenha alguma questão durante o evento sinta-se à vontade para esclarecer qualquer questão com a organização, através da sala de chat do balcão de informações.

Registe-se agora