curriculo-jogo-dos-60-segundos

Se está à procura de emprego há algum tempo, já percebeu que muitas vezes não obtém respostas para a quantidade de candidaturas que envia.

Por outro lado, se está a começar agora, saiba que o caminho nem sempre é fácil e que destacar-se dos restantes candidatos é essencial para conseguir uma nova colocação profissional.

Mas o quanto precisa de se destacar? Em que é que precisa de melhorar?

O que pode fazer em seis segundos? Se for o Collin Burns, poderá resolver um cubo mágico. Se for um recrutador, poderá identificar um candidato promissor para a vaga em questão.

Agora se é um candidato, o seu papel é cativar o recrutador em seis segundos, já que existe um estudo que diz que esse é o tempo que o recrutador irá perder com o seu currículo.

Mas o que é que se destaca numa rápida olhadela e como poderá ter a certeza que o seu próprio CV causa uma boa impressão (e rapidamente)?

Entenda melhor o ponto de vista de um recrutador ao jogar o Desafio do CV em 6 segundos (em inglês).

Como funciona o Desafio?

Durante o jogo, um conjunto de currículos será apresentado e terá apenas seis segundos para tomar uma decisão sobre cada candidato. Não parece, mas o tempo “voa” e terá que escolher se quer manter o currículo ou descartá-lo.

Através deste exercício, irá perceber quais os elementos mais importantes e que atraem os olhos do recrutador e, por outro lado, o que o faz colocar o CV de parte, imediatamente.

Achou tudo muito rápido e gostaria de conseguir processar toda a informação? Depois de terminar o exercício, poderá rever todos os currículos sem ter o cronometro.

Após a revisão, terá respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais CV’s foram bem organizados e de fácil leitura?
  • Havia erros gramaticais?
  • Utilizaram números para demonstrar os resultados apresentados?
  • A experiência anterior apresentada é relevante para o cargo ao qual se candidata?
  • Havia contactos que tornavam fácil para o recrutador contactá-lo?

Pode até ser que já tenha lido sobre essas dicas, mas com a pressão dos seis segundos, conseguirá perceber o que poderá incluir/adaptar no seu currículo para que atraia mais a atenção dos recrutadores.

Faça o teste

Fonte: The Muse