Currículo como impressionar em 6 segundos_egoi

De acordo com um estudo recente realizado nos Estados Unidos, um recrutador demora em média (apenas) 6 segundos a analisar um currículo. Ou seja, é crucial que o seu CV consiga cativar a atenção de quem o está a ler em pouco tempo.

Conheça aqui algumas dicas, sugeridas pelo American Genious, e que o podem ajudar a construir um currículo que impressione em 6 segundos.

Seja conciso

Os recrutadores não gostam de ler quatro páginas de texto sem relevância. Mantenha o seu currículo curto e seja simples. (Faça o download do nosso modelo aqui).

Inclua apenas descrições claras e concisas e que demonstrem as suas capacidades.

Idealmente, o seu CV deverá ter apenas uma página que contenha toda a informação essencial. Caso contrário poderá deixar os recrutadores entediados e desinteressados.

Não exagere

Se já teve alguns trabalhos ao longo da sua carreira, opte por referir os mais relevantes para o cargo a que se está a candidatar. Não será necessário incluir todos, sobretudo se foram situações passageiras ou que não estejam relacionadas com a sua área profissional.

Por outro lado, caso tenha pouca experiência profissional, opte por fazer outras referências, como trabalho voluntário, por exemplo.

Realce informação importante

Um potencial empregador tem interesse em saber apenas algumas coisas sobre os candidatos: o nome, a experiência profissional relevante, a atual posição, a formação e as principais competências.

Se destacar estes tópicos, facilitará a leitura do seu currículo e mais facilmente criará uma melhor impressão.

Estruture o seu currículo

Cuidado com a forma como apresenta a sua candidatura. O seu CV não deve ser descuidado nem demasiado elaborado. Uma apresentação bem estruturada também ajuda a facilitar a leitura e a impressionar os recrutadores.

Caso o seu sector o justifique, opte por um modelo de currículo infográfico.

Inclua uma carta de apresentação

Pode ser chato ter que escrever uma carta de apresentação adaptada a cada vaga, no entanto é essencial que o faça.

Inclua informação adaptada a cada empresa e fale um pouco sobre si. É aqui que o recrutador tem oportunidade para conhecer um pouco da sua personalidade e para perceber que tem perfil para se enquadrar na cultura empresarial.

Faça aqui o download do nosso modelo de carta de apresentação.