Licenciados e Mestres vão receber um prémio anual por cada ano do curso, se ficarem a trabalhar em Portugal

Assim, anualmente Licenciados e Mestres receberão um prémio salarial no valor de 697€ por cada ano de licenciatura e 1500€ por cada ano de mestrado.

Para isso, apenas têm de cumprir dois requisitos: terem terminado a licenciatura ou mestrado e serem residentes em território nacional.

Este prémio salarial de valorização da qualificação, prolonga-se pelo mesmo número de anos que durou o ciclo de estudos.

Os jovens que tenham obtido o seu grau académico antes de 2023 também podem ser abrangidos!

Isto se não tiverem passado mais anos do que aqueles que durou a licenciatura ou mestrado.

Assim, segundo o diploma, publicado a 28 de Dezembro do ano passado em Diário da República, o prémio aplica-se a todos os contribuintes residentes em território nacional, até aos 35 anos, que tenham obtido o grau de licenciado e/ou mestre em instituições do ensino superior nacionais (públicas ou privadas) nos anos de 2023 e seguintes (aplicando-se também aos mesmos graus académicos obtidos no estrangeiro, desde que reconhecidos em Portugal).

O prémio será pago anualmente – por transferência bancária da Autoridade Tributária – e não ficará sujeito a IRS nem a contribuições para a Segurança Social.

Esta medida tem um custo previsto ao Estado de 215 milhões de euros, para este ano.

Fonte: Echoboomer