Para aumentar a sua credibilidade enquanto profissional é importante conseguir recomendações no LinkedIn. Mas como pedir a alguém para lhe escrever recomendações? Veja algumas dicas de seguida, sugeridas pelo Work it Daily:
1. Escolha bem as pessoas
Antes de pedir a alguém para lhe escrever uma recomendação, tem de definir prioridades. Olhe para a sua experiência profissional e crie uma lista de pessoas que tenham testemunhado o seu trabalho. Idealmente, deve identificar pessoas que sejam conhecidas na sua área ou que trabalhem para empresas reconhecidas. Idealmente, procure uma recomendação para cada emprego e que sejam de pessoas em cargos superiores ao seu.
Escolha profissionais que conheçam os seus métodos de trabalho e que possam falar de forma inteligente sobre as suas competências e capacidades.
2. Peça a recomendação via e-mail
É mais fácil não reparar em pedidos de recomendações enviados via LinkedIn, especialmente se for uma pessoa ocupada e que recebe muitos pedidos. Como tal, envie antecipadamente um e-mail a questionar se há problema em enviar uma pedido de recomendação. Não só aumentará as suas hipóteses de conseguir o que pretende como terá oportunidade de influenciar aquilo que dirão sobre si.
3. Seja específico
Os recrutadores procuram por recomendações de qualidade. Ao mesmo tempo, muitas pessoas têm dificuldade em escrevê-las, por isso facilite o processo.
Ao invés de enviar pedidos genéricos a pedir recomendações, dê-lhes algo específico para falarem. Por exemplo, peça para referirem o projecto XZ em que trabalharem juntos e quais as tarefas que desempenhou.
Pode também optar por referir traços específicos da sua personalidade ou dos seus métodos de trabalhar. Por exemplo, “seria possível que mencionasse a minha ética de trabalho, capacidades de gestão e experiência em gestão de projectos?”.
Depois de obter as recomendações, certifique-se de que envia uma nota de agradecimento e, caso se justifique, retribua o favor.