A melhor forma de entrar em contacto depois de uma entrevista

Actualmente, tendo em conta a sociedade em que vivemos – onde a tecnologia encoraja um contacto electrónico constante – faz sentido que um candidato tenha necessidade de contactar a empresa depois de uma entrevista.

Então, qual a melhor forma de entrar em contacto? Depende!

Analise a situação

Quando se trata de decidir fazer uma chamada ou enviar um e-mail, a melhor opção será pegar no telefone. Apesar de ser provável que se sinta um pouco desconfortável, por ter sido tudo tratado via e-mail (excepto a própria entrevista), fazer um telefonema traz inúmeras vantagens.

Primeiro que tudo, tem oportunidade de ter um diálogo aberto que, se fosse por outra via, poderia prolongar-se por muito tempo. Depois, tem oportunidade de demonstrar novamente a sua personalidade, enquanto comunica. Por último, aumenta as suas probabilidades de saber como se saiu na entrevista.

No entanto, também pode ser difícil chegar ao recrutador, via telefone. Nesse caso, pode ser mais apropriado enviar um email que costuma ser apreciado pela empresa, como uma forma de agradecimento.

Excepções

Claro que, como em tudo, existem excepções. Por exemplo, caso tenha sido informado para comunicar por e-mail uma vez que o responsável não estará disponível.

O universo das entrevistas de emprego pode ser duro e por vezes confuso, portanto não se sinta mal sobre as coisas que não sabe ou não controla. Tire algum tempo para analisar as tendências antes de agir. Na maioria dos casos, o mais importante não é a forma como entra em contacto, é apenas que o faça!

 

Fonte: Careerealism