Currículos 6 erros que deve sempre evitar

A forma mais rápida de ser colocado de parte num processo de recrutamento é enviar um currículo mal redigido.

Conheça os principais erros cometidos e que deve sempre evitar, indicados pelo JobSearch:

1. Erros de gramática/ortografia

Verifique sempre os currículos que envia, mais do que uma vez e peça a um amigo ou colega que reveja o documento. É mais complicado identificar os próprios erros e ter alguém a ler por nós pode ser uma grande ajuda.

2. Não incluir palavras-chave para a função

O seu currículo deve incluir as mesmas palavras-chave que estão no anúncio ou, caso contrário, facilmente passará despercebido junto dos recrutadores.

3. Currículos desactualizados

O seu currículo deve ser adaptado a cada vaga que se candidata. Certifique-se que actualiza a secção das suas competências, assim como a experiência profissional, e que a adapta a cada empresa.

4. Demasiada informação

Não precisa de referir todos os pormenores relativos a cada função que já desempenhou. Foque-se nas funções mais relevantes. Utilize tópicos e parágrafos curtos para facilitar a leitura.

Conheça aqui os nossos modelos de currículo.

5. Descrições desadequadas

Evite utilizar descrições profissionais que não demonstram aquilo que já alcançou ou que são simplesmente uma lista das responsabilidades que tenha. Experimente antes escrever declarações que demonstrem as competências relevantes que adquiriu.

Demonstre ao recrutador como pode trazer valor à empresa.

6. Informação não quantificada

Evite utilizar informação demasiado qualificativa. Opte antes por quantificar os dados e os factos para comprovar as suas competências.