É possível que a maioria dos seus profissionais esteja a perder tempo enquanto estão no escritório. No entanto, a culpa não é deles. Um escritório é um espaço cheio de distrações, e pode ser difícil ver algum progresso num espaço como esse.

Um estudo com 2.600 inquiridos veio demonstrar que 76% das pessoas trabalham melhor fora do ambiente do escritório. Principalmente por o escritório ser demasiado distrativo e as interrupções dos seus colegas interromperem a sua produtividade. É um processo demorado conseguir entrar naquela energia e pensamento de trabalho todos os dias, e é ainda um maior esforço manter-se nesse pensamento.

Deslocações levam a um decrescimento da produtividade

A distração e a interrupção não são as únicas razões para os trabalhadores preferirem trabalhar a partir de casa, de um café ou biblioteca. Os inquiridos também citaram as deslocações como uma das principais razões pela sua falta de produtividade. É importante começar bem o dia. A forma como se começa o dia influencia tudo o que decorre a seguir. Muitos profissionais começam os seus dias presos no tráfico ou aos empurrões nos transportes públicos.

Segundo um artigo no TIME, estas deslocações matinais causam um aumento da pressão do sangue, da ansiedade e do stress. Muitos dos profissionais já estão stressados quando chegam ao trabalho e muito antes de interagir com os colegas e de se tornarem produtivos.

As políticas de escritório como inimigas da produtividade?

Aliado ao que foi mencionado acima, os inquiridos também citam as políticas de escritório como uma das razões que acabam com a produtividade. Como as deslocações matinais, este é outro grande fator que forma stress e ansiedade. É verdade que muitos profissionais trabalham ainda melhor sobre estas circunstâncias, pois sentem-me mais energéticos. No entanto, não é assim com todos os profissionais. Na verdade, muitos trabalhadores vêm as políticas de escritório como algo desmotivante, em vez de ser uma fonte de motivação.

Isto deve ser levado como uma chamada de atenção para a empresas em todo o mundo. O ambiente de trabalho a que pode estar habituado pode já ser antiquado, e esta pode ser a altura ideal para reavaliar as políticas da sua empresa em termos de trabalho fora do escritório.  Se acredita que alguns dos seus trabalhadores possam não estar a ser produtivos o suficiente, considere tomar alguma ação: O que fazer?

Ofereça uma Política de Trabalho Remoto

Muitos dos inquiridos citaram que seriam muito mais produtivos em casa. Na verdade, 30% dos inquiridos afirmaram que estariam dispostos a um corte de 10% a 20% no seu salário se pudessem comunicar por chamadas. Como empresa, pode experimentar esta teoria no seu próprio ambiente empresarial. Pode ser um pouco excessivo permitir subitamente tanta liberdade aos seus profissionais, mas pode começar por fazer um teste com alguns dos seus trabalhadores de confiança.

Crie e não perturbe espaços de trabalho

Esta ideia passa pela estrutura de algumas bibliotecas que possuem salas apenas para o estudo, onde não é permitido falar ou colaborar em grupo. Isto é uma boa opção para empresas que não estão prontas para abranger a opção do trabalho remoto, mas que precisam de reestruturar a sua cultura empresarial.

Torne o seu escritório saudável

De acordo com o inquérito, a saúde é um tema em crescimento dentro da cultura das empresas. A falta de flexibilidade num emprego significa que os seus hábitos de alimentação e exercício estão dependentes do seu escritório. Na verdade, 80% dos inquiridos afirmam que seriam mais saudáveis se não trabalhassem fechados num escritório. A ingestão de comida saudável aumenta a energia e a produtividade do cérebro, por isso, como empresa, ajude os seus colaboradores ao disponibilizar uma máquina de vendas com comida e snacks saudáveis.

 

Fonte: Lifehack