O emprego dos nossos sonhos é aquele que todos queremos encontrar, aquele que muito desejamos e para o qual nos esforçamos para alcançar. Mas nem sempre obtemos os resultados que queremos.

Se pretende agarrar a oportunidade dos seus sonhos, responda a estas questões abaixo para aumentar a probabilidade de encontrar o emprego dos sonhos, um emprego onde se sinta feliz e realizado.

1 | O que gosta realmente no seu trabalho?

Faça uma reflexão realista sobre o que gostou e o que não gostou dos empregos do seu passado e projete-se no futuro. Qual foi a última vez que se sentiu mesmo entusiasmado? Procure oportunidades desafiantes que lhe proporcionem entusiasmo e realização.

2 | Quais são as suas capacidades?

Reflita nos seus pontos fortes e fracos da forma mais honesta possível e anote as suas competências, tanto técnicas como pessoais (gestão de tempo; resolução de conflitos; trabalho de equipa).

3 | O que pretende aprender?

A aprendizagem é um caminho constante, e jamais deve parar de aprender novos conceitos. Deste modo, pesquise empresas que apostam na formação dos seus colaboradores em portais de emprego como o Alerta Emprego. Numa entrevista de emprego, aborde esse tema, sobre oportunidades de training e desenvolvimento dentro da empresa.

4 | Em que tipo de cultura empresarial se enquadra?

Uma empresa de renome com um excelente pacote de benefícios pode parecer atraente no papel, mas e se não conseguir enquadrar-se na cultura organizacional da empresa? Isto é um fator importante, uma vez que pode levá-lo a sentir-se mais envolvido com a empresa ou infeliz por não se conseguir adaptar. É de extrema relevância compreender a cultura empresarial de determinada empresa antes de aceitar a proposta em cima da mesa.

5 | Que impacto pretende ter?

Gostava de ter a liberdade para ajudar no crescimento de uma área do negócio? De desenvolver e liderar novos projetos? Talvez participar em programas de mentoria e atividades de responsabilidade social? O que uma empresa lhe pode oferecer é importante, mas não pode ignorar o papel e o impacto que você pretende ter na empresa.

6 | O que faz mais sentido com o seu estilo de vida atual?

Se tiver filhos pequenos, é mais provável que valorize a estabilidade financeira de um emprego flexível e estável. Para compreender se consegue adaptar o emprego com o resto do seu estilo de vida, liste as vantagens e desvantagens e considere a importância que cada tópico tem na sua vida. Tenha em conta aspetos como o tempo de deslocação casa-trabalho, a flexibilidade de horários, a qualidade financeira do seu ordenado, a segurança laboral, entre outros.

 

O objetivo é conseguir encontrar uma oportunidade de emprego em que se sinta realizado, entusiasmado e onde a sua prestação é valorizada. Se tem sonhos que pretende ver realizados, faça o que está ao seu alcance para lá chegar.

 

Fonte: Human Resources