Como motivar a sua equipa em momentos de stress_egoi

Quando não existe pressão, é mais fácil para os colaboradores trabalharem de forma motivada. No entanto, para os recrutadores o mais complicado é conseguir manter uma equipa empenhada em momentos de elevada tensão.

Mesmo que se tente evitar, estes momentos irão sempre existir. Conheça aqui algumas sugestões para que os seus funcionários se mantenham produtivos mesmo em momentos de maior stress.

Supervisione mas mantenha a descontracção

Esteja atento àquilo que os membros da sua equipa estão a fazer mas evite supervisionar tudo ao pormenor. Deixe-os fazer o seu trabalho e confie nos seus funcionários.

Em momentos de maior pressão, tente criar formas de manter a equipa motivada. Por exemplo, crie jogos de competição amigável entre colegas: pode por exemplo arranjar algum brinde simbólico para quem termina as tarefas dentro do prazo definido.

Pratique actos aleatórios de reconhecimento

Só porque a empresa está a atravessar um momento de maior stress não quer dizer que não possa ser gentil com a sua equipa. Certifique-se de que os seus colaboradores sentem o seu esforço recompensado. Por vezes um simples “obrigado” é suficiente.

Para além disso, existem momentos que é necessário fazer uma pausa para descansar, comer ou simplesmente respirar fundo. Caso contrário a produtividade irá reduzir. Permita que estas pequenas pausas se realizem e incentive-as como forma de recarregar baterias.

Evite rumores

Quando as coisas começam a ficar mais complicadas, geralmente também surgem algum rumores e más-línguas. É provável que comecem a existir suposições e pensamentos negativos e a sua função é evitar que a sua equipa não se envolve com estes rumores.

Crie planos de motivação individuais

Nem todos os colaboradores reagem da mesma forma a determinados incentivos. Alguns podem ter necessidade de ouvir que reconhece o esforço, enquanto que outros podem valorizar mais o facto de terem “liberdade” para trabalhar.

Descubra o que motiva cada membro e, desta forma, fica a saber o que tem que dizer ou fazer quando precisa que vão mais além.

Seja um exemplo

Entrar em pânico não vai resolver a situação. Em momentos de stress a sua equipa estará à espera de soluções vindas da pessoa responsável. Se perder a calma, os seus colaboradores também se vão descontrolar.

Então, independentemente do que aconteça, demonstre que consegue manter a calma e a cabeça no lugar mesmo em momentos de elevada pressão.

 

Fonte: Careerealism