Magnet attracts idea

A base de sucesso de qualquer de negócio é o talento dos colaboradores. Sem uma boa equipa, por muito que se trabalhe, pode ser difícil ser-se bem-sucedido.

Mas, mesmo que consiga recrutar bons profissionais, como se consegue manter a equipa intacta? Conheça aqui as sugestões da Forbes para retenção de talento:

Entenda as diferenças

Todos os colaboradores são diferentes. Enquanto uns gostam de atenção constante, outros preferem que lhes dê espaço para trabalhar. Alguns preferem trabalhar em equipa, enquanto há profissionais que são mais produtivos individualmente.

Se optar por uma estratégia indiferenciada, apenas cativará um tipo de pessoas. Para uma retenção de talento mais eficaz, opte por perceber como cada colaborador funciona e adapte-se, sempre que possível, às características de cada um.

Recompense os colaboradores

Após entender as características de cada colaborador, é possível perceber o que os motiva. Se, por exemplo, tem alguém que prefere trabalhar isolado e que é mais produtivo assim, deixe-o trabalhar em locais afastados dos colegas.

Sempre que os quiser recompensar, faça-o de forma personalizada e de acordo com aquilo que mais os motiva e os torna mais produtivos.

Ofereça opções aos funcionários

Opte por ouvir as opiniões dos colaboradores e saber o que preferem. Saiba o que cada um valoriza mais e de que forma gostaria de ser recompensado, de forma a facilitar a retenção de talento.

Recompense a honestidade

Por exemplo, se um funcionário admitir que prefere passar mais tempo com a família do que recompensas monetárias, não conclua que lhe falta ambição. Não deve punir os seus colaboradores por serem honestos, aliás deve ficar satisfeito quando o fazem.

Cresça continuamente

Se uma das prioridades da empresa é a retenção de talento, então não tem outra hipótese senão perseguir um crescimento estratégico para o negócio. A maioria dos colaboradores gosta de se sentir desafiado e de sentir que está constantemente a aprender e a evoluir – tanto a nível pessoal como profissional.

Se o seu negócio não evoluir, então todos os anos serão praticamente iguais.

 

As melhores equipas são diversificadas, talentosas e colaborativas. Para atrair e reter este tipo de colaboradores é necessário mantê-los motivados e oferecer oportunidades benéficas para cada um, individualmente.