Um dos maiores desafios numa mudança de carreira pode ser convencer o recrutador de que está qualificado para a função a que se candidata. Então, saiba como um site pessoal pode ajudar e como criar um.

O primeiro passo para superar esse obstáculo é atualizar seu currículo com as habilidades e palavras-chave corretas e transferíveis.

De seguida pode então criar o seu site pessoal, que lhe irá permitir estender a informação do seu currículo e criar um boa presença online.

Como um site pessoal pode ajudar?

Um site pessoal não apenas lhe dá mais espaço para mostrar quem você é e as suas habilidades, mas também pode diferenciá-lo de outros candidatos ao emprego.

Então, veja as dias do The Muse de como criar um site pessoal que o ajudará a mudar de carreira:

1. Faça pesquisa

Antes de planear o seu site, veja alguns de algumas pessoas que trabalhem na área à qual se quer candidatar.

Isto irá ajudá-lo a ter uma ideia do que deve incluir no seu site pessoal e perceber como chegaram ao sucesso que têm hoje.

2. Escolha o melhor formato e design

Quando estiver a escolher o modelo para o seu site, pensa na mensagem que quer transmitir ao empregador.

Por exemplo, se é arquiteto ou artista, talvez prefira um modelo em estilo de portfólio para mostrar imagens do seu trabalho.

Além disso, deve ter em atenção as cores, fontes e idioma utilizados no seu site.

3. Inclua a informação certa

Todo o site pessoal deve ter a seguinte informação:

  • Headshots profissionais
  • Exemplos do seu trabalho
  • Biografia
  • Informações de contato

E ainda, cargos de liderança, seja em grupos internos de funcionários, associações do setor ou serviços comunitários relacionados com a mudança de carreira que está a fazer.

Se quiser ter mais informações pode também falar com recrutadores da área a que se quer candidatar, assim poderá saber o que procuram num site pessoal.

Pode ainda considerar incluir um vídeo, onde se apresenta e explica porque deseja mudar de carreira. Assim, estará ainda a adicionar a sua personalidade.

 

Uma mudança de carreira não é algo que acontece da noite para o dia. Leva tempo e um site pessoal é uma boa forma de começar.