A entrevista é um processo no qual ambas as partes trocam informações e é um processo que por vezes é demasiado banalizado. Conheça algumas estratégias para uma entrevista de emprego eficaz.

Mas, qual o significado de entrevista de emprego eficaz? Para os fins deste artigo, é aquela que otimiza os objetivos de comunicação dos indivíduos envolvidos, tendo o tempo como a principal limitação.

Então, há estratégias a seguir para uma entrevista de emprego eficaz, veja quais:

Planeamento e Preparação

A falta de planeamento para uma entrevista é a falha mais encontrada.

Quando o objetivo da entrevista é conhecido com antecedência, geralmente é boa prática que permita ao candidato preparar-se com antecedência, indicando os pontos a serem abordados.

Muitas vezes, as expectativas do entrevistado podem ser muito diferentes das do entrevistador e esse mal-entendido, se não for corrigido, pode ser desastroso.

Por outro lado, também o contrário pode ser prejudicial, ou seja, um excesso de planeamento.

Então, um esboço escrito dos pontos importantes a serem abordados não é necessariamente uma indicação de rigidez, em contrapartida, reflete consideração por todas as partes interessadas.

A entrevista

No início de uma entrevista deve permitir que o entrevistado se ajuste ao ambiente.

Anote informações significativas durante a entrevista, isto irá ajudá-lo a lembrá-lo de algo dito e permite que durante a entrevista possa estar mais atento e não perder tanto tempo a pensar no que foi dito naquele momento.

Além disso, para o entrevistado é um elogio, pois significa que as suas respostas estão a ter importância.

Evite que o entrevistado relate demasiada informação, mas faça-o de forma leve, para que o bom ambiente se mantenha.

Orientar a conversa

O entrevistado é, por norma, muito sensível a todas as reações do entrevistador. Então, aproveitando-se disso, o entrevistador pode facilmente conduzir a conversa pelo caminho mais produtivo.

Assim, pequenas inflexões na voz encorajam, tal como repetir frases já ditas ou reformular uma pergunta de forma retórica.

Também a comunicação verbal é importante, fazer acenos de cabeça é algo eficaz, bem como o uso de expressões semiverbais (sons como “humm”). Como estas declarações não fornecem interpretação direta, o entrevistado irá interpretá-las à sua maneira.

Resumir, de vez em quando, a informação permite clareza no processo de comunicação.

Desenvolver informação

As ferramentas do entrevistador são as suas perguntas e estas devem ser utilizadas com rapidez e com o máximo cuidado.

Assim, deve evitar utilizar sarcasmo ou humor negro, a menos que tenha a certeza que o entrevistado entenderá.

Através das perguntas, não apenas obtém informação como orienta a conversa por linhas produtivas. As perguntas direcionadas ou elaboradas com respostas embutidas geralmente não são muito eficazes.

Da mesma forma, deve evitar o tipo de interrogação dupla negativa, pois tende a evocar ansiedade.

Momentos de silêncio

O silêncio deve ser evitado numa entrevista, mas este medo por norma é mais sentido por um entrevistador pouco experiente.

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A arte de ouvir

Para obter a melhor informação possível, é necessário estar atento aos seus próprios filtros particulares que tendem a impedir a receção clara da informação.

A nossa audição seletiva tende a que ouça apenas o que lhe convém por parte do entrevistado e é isso que tem de combater.

Analisar dados

A informação recolhida deve ser abordada e analisada a partir de dois pontos de referência: o objetivo e o subjetivo.

Concluir a entrevista

Os últimos 10% da entrevista talvez sejam os mais importantes, uma vez que a maior quantidade de informações geralmente é trocada durante esse período.

Parte da conclusão geralmente consiste num plano de ação. Assim, um resumo claro e conciso desse plano é uma técnica muito útil para alcançar bons resultados.

Este resumo é útil para ambas as partes porque permite que elas percebam exatamente o que foi dito, bem como chegarem a uma concordância final.

Seguimento da entrevista

Um falha geral dos entrevistadores é a incapacidade de documentar exatamente o que aconteceu na entrevista.

Com a pressa, muitas vezes não são anotadas informações importantes, que, por sua vez, irão ser essenciais para a reconstrução da entrevista numa próxima fase.

Outro benefício de fazer anotações, é que elas oferecem a oportunidade de refletir após a entrevista. Ao rever e considerar essas informações pode-se descobrir erros e falhas na técnica e melhorar sua a abordagem.

 

A chave para uma entrevista de emprego eficaz pode estar mais perto do que julga e uma vez que a descubra, poderá ajudá-lo a obter excelentes resultados de natureza profissional.

Fonte: Harvard Business Review