Como um empreendedor iniciante, é provável ter um ídolo na sua área. Alguém que trabalhou arduamente para alcançar os seus objetivos e sentar-se muito confortavelmente no seu sucesso. Até mesmo os empreendedores mais ricos e respeitados começaram de algum lado, contudo a maioria começou na mesma posição em que se vê neste momento. Uma das muitas formas que conseguiram subir na vida, de principiante a profissional, foi através de networking.

As pessoas são a chave para o seu sucesso pessoal e profissional. Quando está em contacto com a sua rede de contactos, tem a oportunidade de debater com pessoas com experiência na mesma área. Podem aconselhá-lo e ajudá-lo a construir a sua marca/negócio até a um nível que poderia não conseguir sozinho.

Se não sabe por onde começar em relação a uma rede de contactos, fique a par destas dicas:

Acredite no seu negócio

Quando está fortemente comprometido com o seu negócio, não irá parecer tão novo e ingénuo. Muito pelo contrário, vai parecer uma pessoa de negócios confiante e de sucesso. Alguém que todos ambicionam associar-se.

Tire vantagem das oportunidades de serviço

O serviço é grátis, o que deixa sempre um forte impacto no destinatário. Entrar em eventos e organizações locais e oferecer o seu tempo pode ajudá-lo a conectar-se com pessoas relevantes. As pessoas geralmente rejeitam coisas gratuitas, e este pode ser o seu pé na porta certa.

Oferece presentes como sinal de apreciação

Quando alguém se relaciona consigo, é habitual enviar um cartão de agradecimento ou até mesmo um presente para mostrar o seu agradecimento.

Presentes de carácter empresarial podem transmitir uma mensagem de profissionalismo, deixando uma boa impressão no destinatário.

Questione os grandes

Os sábios e bem-sucedidos geralmente não têm problemas em partilhar dicas e ideias. Quando procurar orientação, especifique ao máximo a sua questão.

Estes empreendedores conseguirão ajudá-lo mais eficazmente se mostrar que fez o trabalho de casa e que sabe expor as suas questões. Guarde todas as dicas e conselhos na sua mente, e tente aplicá-los, para não ser uma perda de tempo.

Junte as peças

Networking é como montar as peças de um puzzle. Cada conexão/relação que cria é uma peça desse puzzle. Descubra formas de unir essas conexões e integrar a informação que está a aprender, de modo a criar uma imagem geral da sua situação.

Tenha um portfólio profissional ou blog

Por outro lado, networking também pode resultar ao contrário, onde o encontram a si. Quando publica um portfólio profissional ou um blog, as pessoas podem ver as suas realizações e deixá-las interessadas em conectar-se consigo.

Isto economiza bastante o seu tempo e ajuda a fazer conexões mais relevantes com pessoas que querem ajudá-lo.

Faça Follow-ups

Para a maioria das pessoas, um só encontro não forja uma relação. Serão necessárias diversas interações para criar esse elo, o que torna o follow-up essencial para o sucesso da sua network.

Encontre as suas pessoas

Procure por quem poderá ter um grande impacto em si, e apenas se associe com essas pessoas. Se fez uma conexão com alguém que não é nada para além de um peso e pouco ou nada faz para promover o seu sucesso, não tenha receio de deixar essas pessoa para trás.

Participe em conferências

Quando não tem muito tempo para se dedicar à sua rede de contactos a um nível pessoal, participe em conferências e outros eventos de networking. Muitas das pessoas com quem se quer encontrar estarão todas no mesmo espaço, o que ajuda a reduzir as suas escolhas e a forjar relações relevantes.

Utilize as redes sociais

Colher o poder das redes sociais é também uma ótima ferramenta para um empresário com o seu tempo limitado.

O Linkedin, por exemplo, é a melhor plataforma para redes de contacto empresarial, para além de poder conectar-se com pessoas através do Twitter e do Facebook. Mostre-se disponível ao utilizar estas ferramentas e começará a ver os benefícios do seu esforço.

 

Fonte: The American Genius