Sabe realmente o que é a flexibilidade no local de trabalho? Mostramos-lhe os prós e os contras e damos dicas para prosperar no trabalho flexível.

A flexibilidade no local de trabalho resume-se a dar aos funcionários mais controle sobre os seus horários e ambientes de trabalho.

Isto tornou-se um fator importante para a satisfação dos colaboradores e até mesmo para o sucesso organizacional.

Nos dias de hoje, os trabalhadores querem autonomia, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e capacidade de estruturar o seu dia de forma a otimizar a sua produtividade.

Então, a flexibilidade no local de trabalho permite que os funcionários trabalhem quando, onde e como funcionam melhor.

Um ambiente de trabalho flexível já não é apenas uma vantagem, está-se a tornar uma necessidade tanto para empresas como para trabalhadores.

Formas de flexibilidade no local de trabalho

A flexibilidade no trabalho oferece uma variedade de opções para atender a diversas necessidades. Conheça algumas formas mais comuns:

Agendamento flexível
  • Horário flexível: permite que os funcionários escolham seus horários de trabalho dentro de um intervalo definido;
  • Emprego part-time: funções em part-time implicam trabalhar menos horas do que as de tempo inteiro, geralmente com horários de trabalho mais flexíveis;
  • Semana mais curta: ​​permitem que os funcionários trabalhem as horas necessárias em menos dias.
Localização flexível
  • Tele-trabalho: permite que os funcionários trabalhem de qualquer lugar fora do ambiente tradicional do escritório;
  • Trabalho híbrido: combina o trabalho remoto e o presencial, dando aos funcionários a flexibilidade de escolher onde trabalhar em dias diferentes.
Tempo livre flexível
  • Tempo livre remunerado ilimitado (PTO): permitem que os funcionários tirem o tempo de folga que precisarem, desde que o seu trabalho seja concluído e a sua ausência não tenha impacto negativo na equipa;
  • Políticas de férias flexíveis: dão aos funcionários a liberdade de tirar férias quando precisam, sem serem restringidos;
  • Sabáticos: são pausas prolongadas do trabalho, pode ir de algumas semanas a um ano, durante este tempo os funcionários podem investir em interesses pessoais, formação ou recarregar as energias.
Funções e responsabilidades flexíveis
  • Partilhar trabalho: compartilhamento das responsabilidades de uma única função entre os funcionários;
  • Empréstimos interdepartamentais: envolvem transferências temporárias de funcionários para diferentes departamentos ou funções dentro da empresa.

Prós e contras da flexibilidade no local de trabalho

Se por um lado há benefícios em ter um local de trabalho flexível, também existem contrapartidas. Vejamos:

Prós:
  • Satisfação dos funcionários;
  • Horários e locais flexíveis;
  • Trabalho flexível;
  • Vantagens financeiras para o funcionário e para a empresa, o primeiro na deslocação a segunda em custos.
Contras
  • Gerir e colaborar com uma equipa espalhada por diferentes locais e fusos horários pode ser um desafio;
  • Sem planeamento adequado, limites claros e autodisciplina, a distração e procrastinação podem ser grandes desvantagens;
  • Acessibilidade constante, muitos funcionários a trabalhar em casa não fazem pausas ou trabalham mais horas.

Dicas para acordos de trabalho flexível – para empregados e empresas

Para funcionários

  • Crie um espaço de trabalho: tenha uma área específica da sua casa que seja designada para o trabalho. Isso ajuda a criar uma separação física e mental entre sua vida profissional e pessoal;
  • Mantenha uma agenda consistente: embora a flexibilidade permita alguma variação, estabelecer uma agenda de trabalho regular pode ser benéfico;
  • Permaneça ligados aos seus colegas: através de diversas ferramentas online pode estar sempre em contacto com os seus colegas;
  • Estabeleça limites entre trabalho e vida pessoal: estabelecer limites e saber desligar depois do trabalho é muito importante.

Para empresas

  • Promova uma cultura de confiança e responsabilidade: a autonomia é um benefício essencial do trabalho flexível, mas precisa ser combinada com confiança e responsabilidade;
  • Forneça as ferramentas e recursos necessários: forneça as ferramentas de que a equipa precisa para ter sucesso, incluindo hardware e software confiáveis, acesso a soluções de armazenamento em nuvem e plataformas de videoconferência;
  • Incentive a comunicação e o feedback regulares: ter canais de comunicação abertos e reuniões regulares, check-ins virtuais e atualizações de projetos são essenciais para manter o espírito de equipa;
  • Meça o desempenho com base nos resultados: meça resultados como a qualidade dos trabalhos entregues, quão rápido os projetos ficam finalizados  e níveis de satisfação de clientes e consumidores.

 

Os trabalhadores procuram cada vez mais funções que lhes permitam conciliar a vida profissional e pessoal. As empresas que reconhecem e acomodam essa necessidade têm mais probabilidade de atrair e reter talentos.

Fonte: The Muse