Várias empresas a nível mundial já estão a testar este modelo e já se conhecem os impactos. Em Portugal, a semana de trabalho de 4 dias está prevista na lei, mas tem contrapartidas.

Apesar de a legislação laboral portuguesa prever um máximo de 8 horas de trabalho diário e 40 horas de trabalho por semana, as horas extra continuam a ser muito usuais no nosso país.

Assim, muito por culpa disso, são cada vez mais os trabalhadores que acusam elevados níveis de stress e pressão provocados pelo trabalho, motivo que pode mesmo levar ao burnout.

Então, será que a semana de trabalho de 4 dias por semana pode fazer a diferença? Seja na vida dos profissionais ou para a empresa, é muito provável que sim.

Vantagens e Desvantagens deste modelo

A empresa neozelandesa Perpetual Guardian fez a experiência de implementar o trabalho por quatro dias na semana.

Com isto, a produtividade da empresa aumentou 20%, enquanto o stress dos funcionários baixou de 45% para 36%. Além disso, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, também cresceu de 54% para 78%.

Então, a julgar pelos resultados obtidos por esta empresa, a implementação deste sistema poderia, traduzir-se nas seguintes vantagens, mas também limitações, vejamos:

Vantagens
  • Maior qualidade de vida;
  • Maior disposição e mais tempo para praticar desportos e manter-se saudável;
  • Mais tempo para dedicar à família;
  • Aumento da produtividade;
  • Capacidade para adquirir novas competências (tendo em conta que seria possível investir mais tempo na formação);
  • Aumentar os lucros das empresas;
  • Manter o nível dos salários ou até mesmo aumentá-los (trabalhando menos dias e produzindo resultados significativos para as empresas).
Limitações

Também existem limitações a este modelo, então para os salários se poderem manter iguais, é necessário que os níveis de produtividade dos trabalhadores aumentem significativamente.

Um fator muito importante é a mudança de comportamentos e mentalidades a que obriga é uma limitação.

Além disso, há ainda setores de atividade com uma elevada sobrecarga de trabalho que poderá complicar o conseguir fazer o mesmo em menos dias.

Outra limitação é que nem todas as empresas consigam implementar este modelo. Por exemplo, as que funcionam por turnos, não conseguem reduzir as horas de trabalho, dada a natureza do seu negócio.

O que é preciso para implementar em Portugal?

O primeiro passo é a abertura à flexibilidade, aliada às mudanças tecnológicas. Isto é algo que já tem vindo a ser adaptado em algumas empresas.

Em Portugal, para implementar este sistema, é necessária uma alteração de papéis e mentalidades.

Então, as empresas devem começar a premiar os trabalhadores que criam mais valor e não aqueles que se limitam a cumprir com o seu horário de trabalho, ou façam horas extra, sem trazerem qualquer tipo de benefício para o negócio.

Além disso, a sociedade precisa de repensar a forma como olha para o modo de trabalho.

Mas, para que a semana com quatro dias de trabalho se torne possível e os trabalhadores possam manter uma maior qualidade de vida, é necessário mudar comportamentos e assegurar níveis de produtividade nas empresas que o permitam.

O que diz a lei portuguesa

Segundo a lei portuguesa, se semana de trabalho de quatro dias é possível, mas isto implica um aumento da carga horária diária.

Assim, de acordo com o artigo 209.º do Código do Trabalho, as horas de trabalho diário podem aumentar até mais quatro horas diárias desde que:

  1. Haja acordo entre empregador e trabalhador ou por instrumento de regulamentação coletiva, para concentrar o período normal de trabalho semanal no máximo de quatro dias de trabalho;
  2. Exista instrumento de regulamentação coletiva para estabelecer um horário de trabalho que contenha, no máximo, três dias de trabalho consecutivos. Estes devem ser seguidos, no mínimo, de dois dias de descanso. A duração do período normal de trabalho semanal deve ser respeitada, em média, num período de referência de 45 dias.
  3. Neste regime de horário de trabalho não pode ser simultaneamente aplicável o regime de adaptabilidade. Para além disso, o instrumento de regulamentação coletiva de trabalho deve regular a retribuição e outras condições da sua aplicação.

Semana de trabalho de 4 dias: que empresas já implementaram?

Já várias empresas mundiais têm vindo a testar este formato e a conclusão a que chegaram é que a satisfação e entrega dos colaboradores aumenta.

Na Nova Zelândia, a empresa Perpetual Guardian decidiu implementar este modelo entre Março e Abril de 2019, para experiência.

Assim, neste período, os 250 funcionários da empresa trabalharam quatro dias por semana e continuaram a receber os seus salários como se estivessem a trabalhar os habituais cinco dias.

Então, depois desse mês de experiência, os resultados não podiam ser mais positivos e a empresa decidiu mesmo adotar este sistema laboral em pleno.

Agora, nos trabalhadores revelaram sentir-se menos stressados e mais satisfeitos e afirmaram que a medida lhes tinha permitido manter um melhor equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal.

Também outras empresas decidiram seguir o mesmo modelo. Nos Estados Unidos, empresas como a Ryan, KPMG e a Deloitte já estão a trabalhar quatro dias por semana.

Fonte: Ekonomista